A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem um papel importante de aproximar a população do serviço de saúde. Foi com esse propósito que a unidade de saúde do Bananal do Sul, em Guaramirim, começou a atender os primeiros moradores da região esta semana.

A solenidade de abertura do posto foi comandada pelo prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) e o secretário Municipal de Saúde Marcelo Deretti.

Segundo Deretti, a população atendida na nova unidade, se deslocava para os bairros,Avaí, Ilha da Figueira, Guamiranga e Centro. "Além de ajudar os moradores e trazer um conforto maior a eles, a nova unidade também vai desafogar essas outras unidades", destaca.

Com dois filhos, a artesã Raquel Kikhofel, 27 anos, comparecia na unidade de saúde com frequência, porém, ela precisava se deslocar por cerca de 30 minutos até o bairro Avaí. Na manhã desta quinta-feira (29), ela perdeu apenas 10 minutos para agendar uma consulta para seu filho Pedro Pierre Kikhofel, de seis anos.

"Essa nova unidade facilita muito. Fica mais fácil para meus filhos serem atendidos", afirma.

O prefeito lembrou que o início dos atendimentos do ESF marca o encerramento das atividades de comemoração dos 70 anos de Guaramirim. "A saúde é uma prioridade da administração e colocar em funcionamento essa nova unidade vai beneficiar milhares de pessoas", enfatiza.

A partir de segunda-feira (2), a Secretaria de Saúde fará um mapeamento dos atendimentos na região.

Equipe completa

O secretário de Saúde Marcelo Deretti, afirma que o ESF do Bananal do Sul iniciou as atividades com uma equipe de nove profissionais à disposição dos moradores da região. A unidade conta com médico, dentista, auxiliar de dentista, duas técnicas de enfermagem, agente comunitário, recepcionista e funcionário de serviços gerais.

Ao todo Guaramirim tem 10 unidades de saúde distribuídas em nove prédios, já que as unidades do Centro e Imigrantes funcionam no mesmo local. O município chega em 100% de cobertura em postos de saúde e possui 60% de atendimento no programa Estratégia Saúde da Família.

"A nova unidade tem capacidade para atender aproximadamente 5 mil pessoas", estima Deretti.

O ESF Bananal do Sul está localizado na rua Isidoro Decker, sem número, no bairro Bananal do Sul. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger