Nova Ponte do Portal receberá nome do empresário Eduardo Ferreira Horn

Foto: Divulgação/Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

02/09/2024 - 15:09 - Atualizada em: 02/09/2024 - 15:29

Os deputados estaduais Antídio Lunelli (MDB) e o Dr. Vicente Caropreso (PSDB), protocolaram em conjunto, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei 0397/2024, que denomina Eduardo Ferreira Horn, a Ponte do Portal, no trecho estadual da Rodovia BR-280, localizada no limite dos municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim. O homenageado teve grande destaque como empresário, com grande atuação no associativismo empresarial e na busca pelo progresso e desenvolvimento econômico e social de Jaraguá do Sul e região. Horn faleceu em Jaraguá do Sul, no dia 11 de julho de 2008, aos 50 anos.

“Esta é uma homenagem merecida a uma personalidade que, em seu tempo de vida, carregava os valores do povo da nossa região. Tanto em sua atuação na iniciativa privada quanto no associativismo, fez a diferença na sociedade, com importantes projetos para a cultura, infraestrutura, segurança pública, entre outros. Nosso objetivo como este reconhecimento é eternizar sua contribuição para a sociedade”, justifica Lunelli.

Sobre o homenageado

Eduardo Ferreira Horn é gaúcho de Porto Alegre e veio para Jaraguá do Sul em 1983. Com formação acadêmica em Engenharia Metalúrgica e Administração, foi diretor-superintendente da Menegotti Indústrias Metalúrgicas Ltda. e presidiu importantes entidades como a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), foi conselheiro do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Horn presidiu ainda o Rotary Clube de Jaraguá, a Federação Catarinense de Hipismo e a Sociedade Hípica de Jaraguá do Sul, e foi membro da diretoria da Sociedade Cultura Artística (Scar).

Entre os principais projetos liderados por Horn estão a construção do Centro Cultural da Scar, o trevo de quatro alças no entroncamento da BR-101 com a BR-280, a pavimentação da estrada Jaraguá-Guaramirim na Ilha da Figueira, a mobilização pela pavimentação da então SC-413, a Rodovia do Arroz (atual SC-108), reivindicação da instalação do Batalhão da Polícia Militar em Jaraguá, criação do Conselho de Desenvolvimento, implantação do prédio do Cejas, da criação da Escola Politécnica e a expansão das atividades da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (Ferj, atual Católica SC). Também participou do Planejamento Estratégico de Jaraguá do Sul e da Agenda 21.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.