Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Blumenau anunciou a sanção da Lei nº 8.747, proposta pelo vereador Jens Mantau (PSDB), que institui a Campanha de Conscientização contra a Mendicância “Não dê esmolas, dê oportunidades” na cidade.

A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de ações de sensibilização junto à população para desestimular a doação de dinheiro a pedintes, sobretudo para evitar que dependentes químicos usem a esmola para sustentar o vício. Além disso, a lei busca combater a exploração do trabalho infantil nas ruas e reduzir a evasão escolar.

"O blumenauense tem em sua história a premissa de ajudar o próximo, mas precisa entender que a esmola faz exatamente o contrário. O dinheiro dado só mantém o morador na rua e sua triste situação”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido).

A ideia é incentivar as pessoas em situação de vulnerabilidade a saírem das ruas e procurarem pela rede de assistência social. Atualmente, o município possui serviços de acolhimento como o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), que auxiliam no processo de ressocialização dos usuários.

Quer receber as notícias no WhatsApp?