“Não haverá desabastecimento de alimentos” afirma Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

18/03/2020 - 12:03 - Atualizada em: 18/03/2020 - 19:16

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Neivor José Bussolaro, orienta consumidores a evitar a corrida a supermercados e postos de combustíveis. Ele afirma que não haverá desabastecimento.

“Nós nos antecipamos e entramos em contato com todas as redes de supermercados e também com a Associação Catarinense de Supermercadistas (Acats) e fomos informados de que não há necessidade da compra desenfreada de alimentos. Por isso, pedimos que a população consuma conscientemente, pois ainda há muita coisa em estoque e o importante é pensar que nem todas as pessoas podem fazer grandes compras” explicou Bussolaro.

Ele ainda comentou que, em alguns locais há falta de álcool em gel devido a grande procura, mas que haverá reposição gradual. Também ressaltou que as medidas estão sendo tomadas para que não o vírus não se espalhe em grandes proporções, portanto, é necessário que se evite aglomero.

“Queremos alertar que o risco maior hoje não é de ficar sem comida, mas de talvez ser contaminado numa fila de caixa” finalizou.

Durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (18) em Florianópolis o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino afirmou que o governo estadual não descarta estabelecer limites de compras.

“Não descartamos a possibilidade, mas achamos que não precisaremos chegar a este ponto”, ratificou Zeferino.

Professor da UFSC dá dicas de prevenção nos mercados e de higiene dos mantimentos

Em uma matéria publicada pela Universidade Federal de Santa Cataria, o professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC Oscar Bruña-Romero deu dicas de prevenção no combate ao Novo Coronavírus (Covid-19).

“Essa semana ainda poderemos ir ao mercado sem máscara. Quando os casos começarem a aumentar, pode ser que tenhamos que escolher horários do dia em que o mercado esteja mais vazio”, alertou o professor. Ele esclareceu que a máscara cirúrgica comum não protege e só serve para evitar que uma pessoa doente espalhe ainda mais a infecção.

Veja as medidas de precaução:

  • Nunca fique a menos de um metro de outro ser humano;
  • Considere sempre a sua mão suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho ou nariz enquanto estiver no mercado, nem para coçar, nem para tocar nos cabelos;
  • Pague suas compras no cartão. Não aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia;
  • Caso tenha comprado itens que não são comestíveis, passe um álcool 70 neles ou deixe ao sol direto por duas horas, no mínimo;
  • Sempre que chegar em casa da rua, tire os sapados e troque a roupa. Lave os braços até o cotovelo. É fundamental ter uma ‘roupa de casa’, e a ‘roupa de rua’.

Dicas para higienizar mantimentos:

Na matéria o professor ainda dá dicas de como higienizar os alimentos e mantimentos antes de armazená-los.

Higienize os alimentos ao chegar em casa, principalmente aqueles que serão consumidos crus. Lave em água corrente e mergulhe as verduras e frutas em uma solução contendo água sanitária diluída em água.

Observe no rótulo da água sanitária a diluição ideal e o tempo necessário para deixar o alimento em imersão. Se não tiver essa informação no rótulo, busque outra marca, pois alguns produtos não devem ser utilizados em alimentos. Depois disso, enxágue com bastante água. Passe álcool 70 em embalagens de alimentos que serão armazenadas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul