Na COP 26, governador de SC reafirma compromisso com desenvolvimento sustentável

Carlos Moisés assinou termo de adesão em Glasgow, na Escócia | Foto Peterson Paul/Divulgação/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

10/11/2021 - 18:11 - Atualizada em: 10/11/2021 - 18:36

 

O quarto dia de agenda do governador Carlos Moisés na COP26, em Glasgow, representou um marco para Santa Catarina no que diz respeito ao compromisso do estado com as metas do desenvolvimento sustentável.

O chefe do Executivo assinou o termo de adesão ao ICLEI América do Sul, consolidando o engajamento a uma das principais pautas em torno das mudanças climáticas: o desenvolvimento de baixo carbono. Em nível mundial, o ICLEI é uma associação de governos locais e subnacionais dedicados às ações de sustentabilidade.

A assinatura do termo de adesão ao ICLEI foi acompanhada por demais integrantes da comitiva catarinense na COP26, os secretários Executivos do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, e de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, além do deputado estadual Fabiano da Luz, representando a Assembleia Legislativa (Alesc).

“A adesão de Santa Catarina ao ICLEI é de extrema importância, porque vai ajudar o estado a traçar o caminho rumo a sua sustentabilidade, com apontamentos sobre o quê e como fazer para intensificar o processo de transição justa para um futuro melhor para o estado e para o mundo”, considera o secretário Executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp.

Este ano, a 26 Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) tem como centro do debate, envolvendo líderes mundiais e as questões climáticas, o aceleramento das ações para conter o aquecimento global e medidas para impulsionar a transição ao desenvolvimento neutro em carbono.