Mulheres de Jaraguá do Sul recebem homenagem especial da Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

09/03/2022 - 13:03 - Atualizada em: 09/03/2022 - 19:28

Na noite de terça-feira (8), o auditório do Centro Universitário Católica de Santa Catarina ficou repleto de mulheres que vieram com suas famílias celebrar o Dia Internacional da Mulher. Algumas delas estavam presentes para serem homenageadas pelos vereadores do município. Elas receberam placas e flores das mãos dos parlamentares.

Esta foi a primeira homenagem realizada pela atual legislatura de parlamentares. A última solenidade deste tipo realizada pela Casa de Leis foi em 2020, que, por coincidência, também foi voltada ao Dia da Mulher.

O presidente da Câmara vereador Jair Pedri (PSD), afirmou que quando assumiu a presidência em 2022 determinou que as homenagens fossem retomadas, sempre seguindo os protocolos sanitários de cuidados com a Covid-19.

“O Poder Legislativo tem que ser grande, precisa valorizar as pessoas, nesse caso específico valorizando as nossas mulheres que muito contribuíram para o crescimento da nossa cidade. É um momento para mim de muita alegria”, destacou.

Durante a solenidade, as autoridades presentes tiveram a oportunidade de usar a palavra e expressar o que pensam sobre a data. Os discursos enfatizaram menos as dificuldades ainda encontradas pelas mulheres na sociedade e mais na força que elas demonstram para vencer essas dificuldades, mostrando as conquistas femininas como forma de evidenciar as suas competências e a necessidade de quebrar preconceitos.

A professora e doutora Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, por exemplo, representando as homenageadas e em nome delas, usou a tribuna do auditório para fazer reflexões diferentes das comumente levantas na data. Para ela, os discursos e as pautas mudam com o passar do tempo e é preciso renová-los.

Anadir afirmou que as condecoradas no Dia Internacional da Mulher foram escolhidas por conta de suas capacidades e contribuições ao município.

“Acredito que as homenageadas desenvolvem um papel importante na sociedade porque possuem competências que estão associadas às suas atividades (…) Que cada abraço, aplauso e elogio que recebemos da data de hoje chegue também às mulheres que nos acompanham em nossas jornadas de vida”, ressaltou.

A chefe de Gabinete da Prefeitura jaraguaense, Emanuela Wolff, foi uma das homenageadas e também teve a chance de discursar em nome do prefeito Antídio Lunelli. Ela trouxe ao público da cerimônia dados que provam que as mulheres já conquistaram muito espaço no setor público municipal.

Segundo Emanuela, 77% do contingente de servidores da Prefeitura jaraguaense é feminino, algumas em cargos do alto escalão, como as secretárias e ela própria. Também há 12 diretoras de setor, 30 gerentes e 56 diretoras na Rede Municipal de Ensino. Ela aproveitou para lembrar que muitas entidades na cidade são dirigidas por mulheres. Porém, alertou que a situação no Brasil ainda é bastante desigual, “ainda precisamos de muito trabalho”, frisou.

Uma dessas entidades citadas por Emanuela esteve representada na noite de terça-feira. A presidente da 23ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Deborah Gumz Lazzaris Pinto, também participou da cerimônia.

Usando a tribuna, Deborah apontou que este é um novo momento para o mundo, citando as iniciativas da OAB para que a igualdade de gênero seja efetivamente colocada em prática, como a exigência de participação das mulheres nos processos eleitorais e o fomento à participação delas.

“Queremos devolver ao mundo atributos como paciência, dinamismo, percepção apurada, praticidade, leveza, criatividade e toda habilidade para tratar com as diferentes situações impostas pelas rotinas do dia-a-dia. Para colocá-los a serviço de uma sociedade cada vez mais justa”, salientou.

Representando a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) sublinhou que cada mulher tem a sua luta, suas conquistas, seus filhos, suas famílias e todas as suas características que as fazem únicas.

Nina deixou claro que ainda há muito o que ser feito pelos direitos das mulheres em Jaraguá do Sul, principalmente no que se refere à violência doméstica e reforçou que a Procuradoria estará sempre pronta para atende-las nos momentos em que elas mais precisarem. “A Procuradoria da Mulher está de portas abertas. Sozinhas nós não conseguiremos resolver tudo”, finalizou.

Nove dos 11 vereadores jaraguaenses, fizeram indicações de mulheres a serem homenageadas. Apenas os vereadores Osmair Gadotti (MDB) e Rodrigo Livramento (Novo) não apresentaram indicações.

Quem são as homenageadas:

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Ivana Atanásio Dias – homenageada pelo vereador Ademar Braz Winter (PSDB)

Formada em letras (com habilitação curricular em literatura brasileira e portuguesa), especialista em leitura e dissertação, advogada e especializanda em Direito Educacional. Ingressou no serviço público em 1994 como professora de língua portuguesa e trabalhou por mais de 20 anos na função. Foi coordenadora da área da linguagem no ensino privado e coordenadora da área de língua portuguesa (coordenação dos docentes) da Rede Municipal de Ensino. Atuou na chefia do contencioso da Procuradoria-Geral do Município por quatro anos. A partir de outubro de 2019, assumiu a Secretária da Educação de Jaraguá do Sul. Casada e mãe do Joaquim.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Emanuela Christian Wolff – homenageada pelo vereador Jonathan Reinke (Podemos)

Filha de Maria Neusa, irmã da Jéssica e mãe do Enzo. Administradora pública e empreendedora, formada em Processos Gerenciais, Chefe de Gabinete na atual gestão municipal. Trabalhou na implantação de diversos projetos inovadores direcionados à Gestão Pública, especialmente nas áreas administrativa, tecnológica, política e planejamento. Seu exercício do cargo de Chefe de Gabinete vem sendo marcado pelo implemento de políticas públicas voltadas à desburocratização do serviço público no âmbito municipal, coordenando comitês de desenvolvimento e inovação. Tem se destacado por sua incansável atuação à frente do Comitê Extraordinário Covid-19, obtendo reconhecimento do êxito das ações adotadas, tanto regionalmente como em outras cidades e estados. Grande incentivadora das entidades sociais e do terceiro setor, não mede esforços em busca de apoio para fomentar o trabalho desenvolvido na prevenção e garantia de direitos dos usuários, na profissionalização, equilíbrio financeiro e captação de recursos junto a iniciativa privada.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Denise Schiochet e Souza – homenageada pela vereadora Nina Santin Camello (Progressistas)

Filha de Waldemar Schiochet e Carmen da Silva Schiochet. Esposa de Jairo dos Guimarães e Souza. Mãe das gêmeas Laís Schiochet e Souza e Alicia Schiochet e Souza. Professora Graduada em Pedagogia- Educação Infantil e Séries Iniciais, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, mestranda em Representação Social. Em fevereiro de 2013 após realizar exames, recebeu o diagnóstico: Câncer Intra Ductal Invasivo (Câncer de Mama). Em abril do mesmo ano realizou a mastectomia total da mama direita. No mesmo ano, quimioterapia e uma nova cirurgia na mama esquerda, para extração de um cisto. Em 2014 realizou a radioterapia, concluindo o tratamento oncológico. Iniciou o tratamento com medicação com duração prevista de 10 anos, encerrando assim em julho de 2025.

Após três anos do início do tratamento do câncer, passou a ajudar voluntariamente todas as mulheres que a cercavam, nasceu o projeto A Semente. O projeto inicia na forma de um cartão com uma mensagem de ânimo e amor. Este cartão é amarrado a uma pequena embalagem que contém um lenço colorido para ser usado no início do tratamento de quimioterapia, momento em que se perde o cabelo. O lenço é utilizado como um recurso primordial para promover a autoestima, além das palavras de sabedoria e encorajamento, este pequeno acessório foi essencial para dar início a um período de grandes mudanças.

Em outubro de 2016, mês alusivo ao Trabalho Preventivo do Câncer de Mama, o projeto criou diversos momentos para distribuir muitas outras sementes as pacientes acometidas de câncer, bem como promover palestras de motivação e conscientização às pacientes, seus familiares e a comunidade em geral. Até o momento já foram distribuídas mais de 14.500 unidades em Jaraguá do Sul e região, diversos estados brasileiros e em outros países como México, Paraguai, Bolívia, Equador, Quênia, Inglaterra e EUA.

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Brunhilde Mahnke Schmöckel – homenageada pela vereadora Sirley Schappo (Novo)

*Dona Brunhilde não pode estar presente, por conta disso, sua filha Yvone Alice Schmöckel recebeu a placa e as flores em seu lugar

Nascida em Jaraguá do Sul no dia 25 de janeiro de 1931, é filha de Bruno Paulo Oscar Mahnke e Olga Henschel Mahnke. Com 18 anos, conheceu seu Eugênio Vitor Schmöckel. Em 16 de setembro de 1950, o jovem casal se uniu em matrimônio. Tiveram quatro filhos: Sandra Elisa (in memoriam), Yvonne Alice, Rosane Beatriz e Eugênio Vitor Schmockel Filho. Foram casados por 53 anos até o falecimento do senhor Eugênio, em 2004. Hoje, a família conta com 08 netos e 09 bisnetos. O casal ajudou a transformar Jaraguá do Sul. Por quase 50 anos, foram proprietários do tradicional jornal O Correio do Povo, que possui mais de 100 anos de história.

Atuou no voluntariado da cidade, foi uma das fundadoras do grupo ‘Terças-feirinas”, da conhecida OASE – Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, da Igreja Luterana. Por mais de 50 anos foi voluntária da Casa da Amizade, do Rotary, e por anos também realizou voluntariado no Hospital Jaraguá. Em 1971, em conjunto com seu esposo Eugênio Schmöckel, criou o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.

Dona Brunhilde Mahnke Schmöckel recebeu em casa a homenagem através de sua filha Yvone

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Enoemi Silveira Finato – homenageada pelo vereador Onésimo Sell (MDB)

Natural de Tupanciretã – RS. Mudou-se para Jaraguá do Sul em 1988, aos 23 anos, para trabalhar. Casada com Arcangelo Finato, mãe de Edivan Finato e Cristian Finato. Desde seus 16 anos se dedica a igrejas e pastorais. Na igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ilha da Figueira atua como ministra e auxilia o Padre na condução das missas. Coordena há 02 anos o CMPC – Conselho Missionário Pastoral Comunidade. Trabalha nas exéquias, conduzindo as cerimonias em velórios. Visita os doentes sempre levando uma palavra de consolo e amor, além de ministrar a comunhão.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Araci Kanzler Lenzi – homenageada pelo vereador Jair Pedri (PSD)

Filha de Arthur e Maria Kanzler nasceu em Jaraguá do Sul no dia 15 de março de 1944. Casou-se com Getúlio Lenzi (in memoriam) e com ele teve quatro filhos: Ivair, Geane, Cirley e José, que lhe deram seis netos. Em 1º de Dezembro de 1971, ao lado de seu esposo abriu seu próprio negócio, um Bar e Mercearia com picador de carnes, o qual, anos mais tarde, transformou-se no Mercado Lenzi, localizado na Vila Lenzi. No dia-a-dia do Mercado sempre foi muito ativa e presente, acordava cedo, organizava e supervisionava tudo, assim seus clientes sempre receberam um ótimo atendimento. A idade chegou, junto dela o cansaço e a partida do seu Getúlio Lenzi, que levaram ao encerramento das atividades do Mercado. Hoje aposentada, participa do Clube de Professores do Município como convidada, pratica atividades físicas, adora viajar e produz bolachas caseiras para vender para família, parentes e amigos.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Inez Olegário Corrêa – homenageada pelo vereador Jeferson Cardozo (PSL)

Filha de pais agricultores nasceu em Guaramirim em 03 de janeiro de 1961. Mãe de Dariu (in memoriam) e Jeferson Cardozo. Mesmo com pouco estudo, trabalhou de babá para sustentar os dois filhos, nunca deixou de lutar para garantir a manutenção do lar. Mulher de fé, temente a Deus, criou seus filhos em berço cristão, com princípios bíblicos consistentes em Deus, Pátria e Família, tendo nas escrituras sagradas o manual de uma vida plena. Em 2015 vivenciou o luto com a perca do filho Dariu, com muita fé encontrou forças em Deus e no seu filho Jeferson, para continuar enfrentando as batalhas da existência humana. Mesmo com as imperfeições e tribulações da vida, nunca deixou “a peteca cair” e, sempre serviu de inspiração para seu filho, sua fé o movia e o motivava. Por seu capricho, zelo, por compartilhar seu melhor com seus filhos, e dar ao mundo uma voz que jamais será calada, receba essa singela homenagem pela mulher virtuosa que és e por tudo que representa na vida dos seus e da sua comunidade.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Glacilda Schramm – homenageada pelo vereador Anderson Kassner (Progressistas)

Jaraguaense, nascida no Rio da Luz, desde a adolescência dedicou-se a servir. Nos anos 60, mudou-se para Blumenau para trabalhar como atendente de enfermagem no projeto “Meninas da Casa” no Hospital de Santa Catarina. Em 1968 retornou a terra natal para trabalhar no Hospital Jaraguá na mesma área, onde fez sua história e deixou seu legado na Capelania Hospitalar. Em 1990, passou a trabalhar na assistência social da comunidade evangélica luterana e em 1992 fundou o voluntariado do hospital Jaraguá. Em meados dos anos 2000, formou-se no curso de capelania hospitalar pela ordem Luterana, denominado “Vida no Limiar da Morte”. A partir desse momento, passou a dedicar-se ao acolhimento espiritual das pessoas enfermas e, principalmente, ao acompanhamento de pacientes terminais e seus familiares. Foi responsável pela implantação da capela de acolhimento no HJ, juntamente com o seu grupo de voluntários, assim como também foram responsáveis pela contratação da primeira pastora e capelã do hospital. Em 2009, passou a trabalhar no centro de convivência do idoso, mas em 2013 retornou ao hospital Jaraguá para continuar seu trabalho na capelania onde permaneceu até 2020 e só se afastou pelo início da pandemia.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Jaraguá do Sul

Professora Dra. Anadir Elenir Pradi Vendruscolo – homenageada pelo vereador Luís Fernando Almeida (MDB)

Doutora em Educação, Mestre em Ciências e Meio Ambiente e Graduada em Ciências Primeiro Grau. Iniciou sua carreira profissional em 1981, como servidora pública e professora titular do ensino médio de Ciências Naturais e Biologia. De 1986 a 2005 atuou como professora no ensino médio do Colégio Evangélico Jaraguá – CEJ. A partir dos anos 2000 começou a se dedicar à educação do ensino superior, na então FERJ – Fundação Educacional Regional Jaraguaense. Atualmente é Vice-reitora e Pró-Reitora Acadêmica e professora titular do Centro Universitário Católica Santa Catarina. Ao longo da carreira docente sempre houve interação com significativos projetos de extensão e pesquisa. Os processos de ensino e aprendizagem sempre estiveram associados às vivências dos estudantes e a integração da prática com a teoria. Acredita que a educação inovadora, tecnológica e disruptiva só ocorrem com a atualização constante, os estudantes precisam ser desafiados pelos professores que se desafiam todos os dias.