O plenário da Câmara de Vereadores de Corupá lotou nesta quarta-feira (13) durante a realização da 3ª edição do Fórum Mulheres na Política: a Força Feminina no Legislativo. O evento foi promovido pelo Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), com apoio da Câmara Municipal de Corupá.

A cerimônia contou com a presença também do presidente da Câmara, vereador Benjamin Tamanini (MDB) e do vereador Loacir Campregher (PP), conselheiro fiscal da Avevi, que representou o presidente Lairton Muller e a entidade.

“A realização destes Fóruns, tem total apoio de todas as câmaras e vereadores. Não temos dúvidas que vai atingir seus objetivos. Nós vamos ver nas próximas legislaturas mais vereadoras no nosso lado. É o que vocês querem, é o que a Avevi quer e é o que a população quer”, ressaltou Loacir.

Foto: Divulgação

Pronunciaram-se as ex-vereadoras do município, Dolores Lunelli, Margot Hauffe, e como convidada a vereadora de Jaraguá do Sul Sirley Schappo (Novo). Elas comentaram suas atuações na política e incentivaram as mulheres a participar das próximas eleições e aumentar o número de vereadoras no município. Também foram ouvidas suplentes e vereadora jovem.

A vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), que coordenou o fórum, agradeceu a participação das mulheres de Corupá, falou do seu trabalho, e disse que é preciso coragem para participar das eleições, “quando mostramos coragem, as pessoas acreditam”. A parlamentar, que está no segundo mandato, disse também as mulheres que a ideia agora é formar um grupo no município para levar adiante as propostas do fórum.

A vereadora de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello (PP), presidente do colegiado, foi novamente a mediadora do fórum, e durante seu pronunciamento colocou dados do Tribunal Superior Eleitoral sobre as mulheres eleitas no Brasil que representam apenas 16% nas câmaras municipais. Disse que os fóruns têm como objetivo incentivar a atuação de mulheres na política, para ampliar esta participação feminina nos legislativos. “Esta é a terceira edição e o resultado deste trabalho está sendo muito positivo”.

Foto: Divulgação

O próximo fórum será no dia 17 de agosto, em Schroeder.