Mudanças em ruas centrais começam a alterar o trânsito jaraguaense

Foto Gustavo Luzzani/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

13/12/2019 - 07:12

Com a mudança de sentido em duas ruas de acesso ao Hospital São José, no começo desta semana, iniciaram as diversas alterações propostas pela Diretoria de Trânsito e Transportes de Jaraguá do Sul, em agosto deste ano.

A rua Guilherme Weege que seguia pela Avenida Marechal Deodoro da Fonseca em direção a Reinoldo Rau, teve seu sentido invertido na terça-feira (10).

Já a rua João Picolli que tinha o seu sentido de circulação da Reinoldo Rau em direção a Marechal e agora passou a ter o sentido contrário, ou seja, da Marechal em direção a Reinoldo.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transportes da Prefeitura Gildo Martins de Andrade Filho, essa é uma mudança fundamental para as pessoas que quiserem acessar o Hospital São José, principalmente para os veículos de emergência, como as ambulâncias.

Devido a essa alteração, Andrade comunica que a partir de domingo Prefeitura estará concluindo a sincronização dos semáforos para a chamada onda verde. A ideia é fazer que todos os semáforos desde o final do Calçadão até a esquina da rua Barão do Rio Branco estejam sincronizados.

“Abre um sinal e depois de cinco segundos vai abrindo o outro. Todos em uma sequência para que os veículos sigam em um fluxo contínuo e velocidade constante”, explica Andrade.

Primeiros dias das mudanças

Qualquer alteração em uma via importante gera transtorno e precisa de um tempo de adaptação. A vendedora Ana Flavia Stolf, de 22 anos, destaca que diversas pessoas quase foram atropeladas perto da Drogaria Catarinense. Isso porque, segundo ela, a Prefeitura não havia retirado ainda a faixa de pedestre há poucos metros a frente do novo semáforo.

“Além disso, o trânsito fica mais pesado. Deveria ter alguém orientando os motoristas e pedestres nos primeiros dias”, avalia Ana Flavia.

Faixa de pedestre perto do semáforo gerou transtorno no local | Foto Gustavo Luzzani/OCP News

Andrade explica que a ideia da Diretoria era retirar completamente a faixa de pedestre, mas para isso seria precisa uma engenharia de raspagem e, no momento, a máquina da Prefeitura está em manutenção.

“Na quarta-feira (11), começamos a pintura da faixa com uma tinta escura e estamos colocando outra onde está o novo semáforo”, destaca.

Outras alterações

A Prefeitura também planejou mudanças no sentido de circulação de nove ruas do bairro Vila Nova. O diretor de Trânsito Gildo de Andrade afirma que até o momento duas vias foram modificadas. A Julio Pedri agora tem sentido único em direção à José Marangoni, enquanto a rua Domingos Demarchi circula exclusivamente em direção à rua 25 de Julho.

“Já as outras sete vias estaremos modificando na próxima semana”, informa Andrade.

O diretor explica que essas mudanças visam facilitar as manobras e fluidez do trânsito, proporcionado mais segurança para o motorista na realização de parada e estacionamento em um dos lados da via.

“Essas ruas hoje têm sentido duplo e são muito estreitas, o que dificulta a circulação e entrada para o bairro Rio Molha”, completa.

A mudança mais aguardada e que deve gerar mais resultados no trânsito jaraguaense está programada para acontecer entre os dias 2 a 4 de janeiro. O binário da Adélia Fischer, que terá sentido único para o Centro, e da Max Wilhelm, que terá o fluxo invertido em direção ao bairro.

“Se der tudo certo e o tempo não prejudicar, essa mudança vai acontecer no começo de janeiro”, completa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger