O presidente do Movimento Pedala Joinville, Roberto Andrich, usou a Tribuna Livre da CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) desta quarta-feira (28) para falar sobre a programação da Semana Municipal da Bicicleta. Andrich também aproveitou a oportunidade para cobrar o cumprimento de propostas da carta compromisso com a mobilidade ativa por bicicleta em Joinvile.
A Semana Municipal da Bicicleta foi aprovada em 2013 pela Câmara de Vereadores de Joinville e é realizada todos os anos de 3 a 9 de março. Uma das atividades da Semana da Bicicleta deste ano é o Pedal de abertura, que está marcado para sábado (3), saindo às 9 horas do Centreventos Cau Hansen em direção à Associação Recreativa da Polícia Militar.
Na próxima segunda-feira (5), será exibido o documentário “As Bicicletas e a cidade”, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 19h30. De acordo com Andrich, o vídeo mostra a retrospectiva histórica dos motivos para Joinville ser conhecida como cidade das bicicletas. Também está marcado, para dia 7 de março, o Papo de ciclista, com a cicloativista Renata Falzoni. O evento acontece às 19h30 no Plenário da Câmara e é aberto à comunidade.
Carta compromisso
Durante a sessão da CVJ, Roberto Andrich também cobrou o cumprimento das propostas da carta compromisso com a mobilidade, documento que, segundo o presidente do Pedala Joinville, foi assinado pelo prefeito da cidade. Ele destacou que um dos compromissos é o de não reduzir trechos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes em detrimento dos carros e citou o caso da rua Plácido Olímpio de Oliveira. O caso foi amplamente divulgado pelo Jornal de Joinville no mês passado.
De acordo com Andrisch, em 2017 havia sido implantada uma ciclofaixa, que, no entanto, teria sido removida no início desse ano. O presidente do movimento, alegou que a justificativa da Prefeitura é a alta demanda por vagas de estacionamento para carros no local.
Roberto afirmou que o Movimento Pedala Joinville não aceita essa justificativa e que a ciclofaixa fazia uma interligação importante entre o Atiradores e o Bucarein e Guanabara. Ele finalizou pedindo o apoio dos vereadores para reverter a situação.
 
Saiba mais: | Como participar da Tribuna Livre
Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma. Para participar acesse www.cvj.sc.gov.br/tribuna-livre.
*Com informações de Marina Bosio da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Joinville
 
Leia mais:
Galera do pedal faz protesto por ciclofaixa apagada ao lado de igreja
Prefeitura mantém interrupção de ciclofaixa no Bucarein