Mourão diz que é necessário aprovar reforma política no Brasil

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

15/07/2019 - 18:07 - Atualizada em: 15/07/2019 - 18:33

O vice-presidente Hamilton Mourão enfatizou nesta segunda-feira (15), que, depois da aprovação da reforma da Previdência, o Congresso precisar aprovar a reforma política. Segundo Mourão, o País precisa de um sistema político. O vice-presidente defende o sistema político com voto distrital, que de acordo com ele, seria também uma forma de baratear as eleições.

“Hoje na Câmara dos Deputados, temos 26 partidos representados, apenas dois partidos têm mais de 50 deputados, em torno de sete têm entre 30 e 40 e o restante são partidos com dez ou oito deputados, então, é extremamente fragmentado o nosso Congresso, não é fácil lidar com isso aí. Os partidos deixaram de representar o pensamento da sociedade como um todo. Acho que todos aqui entendem perfeitamente que o ideal é que tivéssemos cinco partidos, quando muito sete, que representassem as diferentes espécies de pensamento que temos dentro da nossa sociedade”, disse ao participar da abertura do 2º Rio Money Forum, na Fundação Getulio Vargas (FGV).

O vice-presidente disse que o governo Bolsonaro assumiu tendo que atacar dois grandes problemas da economia brasileira, que são a questão fiscal e a agenda de produtividade. “Na questão fiscal, teve que buscar o equilíbrio. Então, qual era a primeira coisa para buscar o equilíbrio fiscal? A reforma da Previdência. Felizmente ela está encaminhada. Não da forma como nós, governo, gostaríamos, mas existe um velho aforismo no meio militar que diz que o ótimo é inimigo do bom. Então, vamos ter uma reforma boa, não uma ótima. Daqui a cinco, seis anos, nós vamos estar novamente discutindo isso aí. Agora, não poderíamos passar por cima disso aí de forma nenhuma, senão a garotada que está aqui ia trabalhar até o fim da sua vida”, comentou.

Mourão destaca que a reforma da Previdência não é a solução dos problemas, mas possibilita abertura para resolver a questão fiscal e a retomada da economia.

Privatização

Mourão acrescentou que outra forma de resolver o desnível fiscal é a venda de estatais. “Se a empresa está dando prejuízo, e o governo não tem condição de arcar com aquilo, tem que vender. Então, vamos privatizar aquilo que deve ser privatizado”, disse, ressaltando ainda que não haverá contratações.

Segundo ele, não será contratado ninguém pelos próximos anos. “Vamos fazer uma diminuição do tamanho do Estado, de forma branda. A medida que as pessoas forem se aposentando não vamos contratar ninguém até que a gente consiga equilibrar as nossas contas”, comentou

Ainda durante o 2º Rio Money Forum, o vice-presidente defendeu também a reforma tributária. “Temos uma um sistema tributário caótico. Estamos pagando hoje 32%, 33% do PIB de impostos. Isso penaliza os mais pobres. Porque os impostos incidem na comida e na bebida. A turma mais pobre é que sofre com essa carga. Temos que organizar o sistema, porque há uma quantidade de impostos”, comentou e enfatizou que há várias propostas na Câmara e no Senado, além da defendida pelo governo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger