Mourão comemora marca de mais de um milhão de armas com registros ativos no Brasil

Foto Cláudio Costa/OCP News

Por: Pedro Leal

29/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 29/10/2019 - 16:57

O presidente em exercício Hamilton Mourão comentou nesta terça-feira (29) a marca de mais de um milhão de armas com registros ativos expedidos pela Polícia Federal.

A informação foi revelada em reportagem do jornal O Globo. Para Mourão, a quantidade ainda é pequena em comparação com a população brasileira, estimada em aproximadamente 210 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Questão de arma é questão de livre arbítrio das pessoas, desde que elas se enquadrem no que prevê a legislação. Nós temos 220 milhões de habitantes, um milhão de armas tá pouco. Tem que ter mais”, afirmou Mourão, na saída do seu gabinete no Palácio do Planalto para almoçar. “Fora as que estão nas mãos dos bandidos e não estão contadas, né?”, adicionou.

A reportagem de O Globo apontava que as políticas implementadas pelo governo federal causaram um aumento significativo na circulação de armas no país.

Segundo dados da Polícia Federal, foram registradas 36.009 novas armas de janeiro e agosto deste ano, dos quais 52% ocorreram nos últimos três meses desse período – depois que o presidente Jair Bolsonaro editou uma sequência de decretos sobre o tema.

Em setembro, o total de registros ativos de armas no país expedidos pela PF já havia ultrapassado a marca de um milhão, ante os 678.309 de dezembro do ano passado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger