A rotatória da BR-280, no acesso com a SC-108, sentido Massaranduba, sofreu alterações na preferência do trânsito, que começaram a valer na segunda-feira (16). Antes da mudança, a prioridade na rótula era de quem trafegava no sentido Leste-Oeste da BR-280. Agora, a preferência é de quem está circulando na rotatória.

Como o elevado número de veículos que transitam na rodovia, era esperado que a mudança gerasse discussões entre os motoristas, algo que está acontecendo. O caminhoneiro Márcio Pereira, de 43 anos, é uma das pessoas que não gostou da alteração.

"A mudança não resolveu nada, no meu ponto de vista até piorou. O certo seria colocar um viaduto", expõe

Márcio conta que presenciou dois acidentes na rotatória na terça-feira (17), além de perceber um aumento no tráfego de veículos na rodovia.

A avaliação inicial da consultora comercial Scharlene Zanette, de 31 anos, também não foi positiva. Ela destaca que muitos guaramirenses e jaraguaenses trabalham em Joinville, e que a mudança na rotatória da BR-280, tornou o fluxo do trânsito mais lento para quem vem da BR-101.

"Ficou mais fácil para eu ir embora do trabalho, mas tenho que sair mais cedo para chegar", destaca.

Enquanto a mudança não é aprovada para alguns, outros motoristas gostaram da ideia. Caio Silveira, de 31 anos, mora em Guaramirim e trabalha no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul. Ele explica que demorava muito tempo para conseguir atravessar a BR-280 e economizou cerca de 10 minutos com a alteração.

"A mudança vai beneficiar quem vem de Massaranduba e do Centro de Guaramirim", diz.

 

Mudança em fase de testes

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretária de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a medida está sendo implementada com o intuito de melhorar o fluxo de veículos e reduzir as filas formadas em horário de pico.

"A mudança começou a ser estudada no início de agosto e vai passar por monitoramento para avaliar se será eficaz", comenta a assessoria.

Esse trecho que passou por mudanças faz parte do perímetro urbano da BR-280 entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, sob responsabilidade do Governo do Estado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger