Morro da Fumaça prepara leis para atrair novos investimentos e impulsionar a economia

Por: OCP News Criciúma

14/04/2021 - 09:04 - Atualizada em: 14/04/2021 - 09:49

Uma transformação constante em todos os aspectos é vista em Morro da Fumaça nos últimos anos. Melhoria da infraestrutura, da saúde, da educação, entre outros, despertam a atenção de empresários que demonstram interesse em investir na cidade. Para impulsionar ainda mais o crescimento, o Governo Municipal prepara mais uma série de ações, a começar pela revisão e preparação de novas leis.

Entre elas, aponta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, está a Lei Morro da Fumaça Bem Mais Simples, a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Lei de Concessão de Terrenos e a Lei de Inovação. “Estamos reunindo todas as condições para que o nosso município receba os investidores. Além da estrutura física, precisamos dar também este impulso através das leis”, destaca Eduardo.

As leis que ainda não existem no município serão encaminhados à Câmara de Vereadores pelo Poder Executivo nas próximas semanas. “Nos últimos quatro anos, preparamos a cidade para este momento. Costumo dizer que após a instalação da primeira área industrial pública, o nosso município estará em outro patamar na economia e todos saem ganhando com isso”, enfatiza o prefeito, Noi Coral.

Facilitando a vida de quem quer investir

O Programa Morro da Fumaça Bem Mais Simples utiliza o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) e a Autodeclaração que serão adotados pelos órgãos e entidades municipais envolvidos nos processos de concessão e renovação de alvarás, de abertura, alteração, licenciamento e fechamento de empresas e também na emissão de atestados, entre outros. “Esta iniciativa facilita os trâmites para as pessoas que querem abrir o seu negócio, melhorando todo um processo que antes era demorado”, revela Eduardo.

Incentivo à inovação e Sala do Empreendedor

Os novos tempos exigem atitudes ousadas. E por falar em novos tempos, é difícil imaginar a atualidade sem a tecnologia. E é por isso que Morro da Fumaça ganhará também a Lei de Inovação que irá incentivar as atividades tecnológicas e inovadoras, visando ainda promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental. “A cada dia surgem iniciativas inovadoras que transformam a vida de muita gente e é este trabalho que também queremos incentivar. A ideia da Lei de Inovação nos foi trazida por um fumacense. Prontamente a acolhemos e iremos implantar visando colaborar com os projetos inovadores”, fala o vice-prefeito.

Contribuir com o pequeno empresário também é foco da Administração Municipal de Morro da Fumaça. Por isso, outra ideia que está sendo amadurecida é a criação da Sala do Empreendedor que tem como objetivo incentivar e facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais, além de oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). “Precisamos apoiar estes empreendedores que há anos contribuem com o crescimento de Morro da Fumaça. Vamos sempre incentivá-los, e esta ação vem para confirmar isso”, destaca o prefeito.

Além destas medidas, o Município já encaminhou com o Senai a implantação de cursos de capacitação profissional e também está na fase de instalação das áreas industriais públicas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp