Morre Marco Tebaldi, ex-prefeito de Joinville e presidente estadual do PSDB

Foto Georgie Gianni/Arquivo

Por: Elissandro Sutil

13/10/2019 - 20:10 - Atualizada em: 14/10/2019 - 08:47

Morre neste domingo (13), por volta das 19h10 o ex-prefeito de Joinville Marco Tebaldi. Aos 61 anos, o presidente estadual do PSDB estava internado na UTI do Hospital da Unimed de Joinville, desde que fizera uma cirurgia no canal da bílis e contraiu uma infecção.

Há dois anos, o politico lutava contra um câncer no pâncreas; em 2018, fez uma cirurgia para a retirada do tumor. Em junho deste ano, sofreu um infarto e passou por uma cirurgia de desobstrução nas veias do coração. Desde então, intercalava os dias entre a casa e o hospital.

A Câmara de Vereadores de Joinville preparava a entrega do título de Cidadão Honorário de Joinville para o ex-prefeito em cerimônia que ocorreria nesta segunda-feira (14). Tebaldi deixa três filhos e um neto.

Carreira

Nascido na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, Marco formou-se em 1984 em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – onde atuou como professor substituto de Engenharia Civil e Sanitária e Ambiental – e era pós-graduado em Hidrologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Em 1986 passou em um concurso da Prefeitura de Joinville e coordenou o Projeto Mangue como chefe do Núcleo de Bacias Hidrográficas, na cidade. Desde então, adotou Santa Catarina como seu estado.

Nas eleições de 1992, foi o segundo vereador mais votado e logo se tornou Secretário Municipal de Habitação, permanecendo no cargo até 2000, quando se tornou vice-prefeito eleito com Luiz Henrique da Silveira.

Em 2002, assumiu a prefeitura, quando Silveira pediu licença para concorrer como governador do estado. Dois anos depois, Tebaldi concorreu ao cargo tendo Rodrigo Bornholdt como vice-prefeito. Foi eleito em primeiro turno e permaneceu no cargo até 2008.

Como prefeito, deixou sua marca com grandes realizações e ações que planejaram Joinville para o futuro como o Planejamento Estratégico. Buscou recursos externos no Fonplata, Banco Mundial para obras de mobilidade, parques e saneamento básico.

Eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014, o politico também concorreu em 2012 a prefeito de Joinville, mas ficou em quarto lugar.

Em 2011, assumiu o cargo de Secretário da Educação do Estado de Santa Catarina, que ocupou por um ano, até março de 2012.

Quando encerrou a última legislatura, Tebaldi obteve a aposentadoria pela Prefeitura de Joinville e foi eleito presidente estadual do PSDB em 4 de maio de 2019.

Agora, quem assume o cargo é a primeira vice-presidente estadual do partido, a deputada Geovania de Sá, de Criciúma.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger