O ex-vereador Aldo Bellarmino da Silva faleceu aos 94 anos nesta quinta-feira (3), em Florianópolis. O ex-parlamentar exerce o cargo em sete mandatos consecutivos e, em quatro ocasiões, ocupou a presidência da Câmara Municipal de Florianópolis.
Durante sua trajetória política chegou à presidência da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e também a presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), promovendo a valorização da política municipal e a participação ativa da sociedade nas decisões políticas.
O velório do ex-vereador Aldo Bellarmino será realizado na Câmara Municipal de Florianópolis, a partir das 9h, onde amigos, familiares e a comunidade poderão prestar suas últimas homenagens.
Nascido na cidade de Florianópolis (SC) em 21 de agosto de 1930, Aldo Bellarmino da Silva foi filho de Lupércio Bellarmino da Silva e Malvina Isolina da Silva. Anos depois, deu início a um novo ciclo ao se casar com Zuleida Marinho da Silva.
Integrante de uma singela família, foi na Caieira da Barra do Sul, localizado bem no Ribeirão da Ilha, que Aldo escreveu a história de sua vida. Integrando-se no Legislativo, passou grande parte de seus dias inspirando a sociedade a desenvolver, de forma exemplar, uma democracia justa.
Aplicado em conhecer de forma cada vez mais profunda as normas legislativas, Aldo, além de ser orador nato, exerceu sete mandatos seguidos como Vereador na Câmara de Florianópolis, sendo a primeira de 1967 a 1970, e a última de 1993 a 1996.
Ocupando o cargo de suplente de vereador duas vezes, também foi eleito por quatro vezes Presidente da Câmara Municipal. Na presidência, Aldo Bellarmino assumiu interinamente a Prefeitura da capital catarinense, de 1º a 20º de maio de 1991, substituindo o Prefeito da época durante sua ausência.
Além disso, atuando de forma assídua em prol do desenvolvimento da cidade, também foi Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), e Presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC).
Ocupando diversos cargos, Aldo se tornou uma grande personalidade de destaque em Florianópolis, alcançando com excelência e competência a firmeza em suas decisões, fortalecendo o Parlamento Municipal brasileiro. Agraciado com a Medalha de Mérito do Município, ainda em vida, foi homenageado dignamente por sua história na política.
Ele deixa um legado de peso e é, certamente, um eterno aprendizado.