Moro crítica CPI do 8/1 por não convocar ex-ministro Gonçalves Dias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Pedro Leal

15/06/2023 - 09:06 - Atualizada em: 15/06/2023 - 09:22

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi à tribuna, nesta quarta-feira (14), para protestar contra a decisão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro de não convocar o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Marco Gonçalves Dias.

As informações são da Gazeta do Povo.

“Ainda mais quando há a suspeita de adulteração de relatório de inteligência sobre os episódios na Praça dos Poderes enviado ao Congresso, nós, congressistas temos de agir”, disse Moro.

A omissão de alertas enviados ao general e ex-ministro foi revelada pela Folha de São Paulo. Nesta quarta-feira (14), uma reportagem do diário apontou que o GSI teria exigido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a remoção dos alertas enviados ao ex-ministro.

Dentre os convocados estão Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Bolsonaro, Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa, Braga Neto, e Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).