Moradores do bairro Boa Vista, em Jaraguá do Sul, terão reforço no abastecimento

Os dois reservatórios tem capacidade total para 200 mil litros de água | Foto Divulgação/Samae Jaraguá do Sul

Por: Gustavo Luzzani

03/09/2019 - 18:09 - Atualizada em: 03/09/2019 - 19:58

Dois reservatórios da Estação de Recalque de Água Tratada (Erat) do bairro Boa Vista foram instalados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (3).

Atualmente, o bairro é atendido pelo sistema independente e sofria paradas em períodos de chuva e outras intervenções que acabavam levando a interrupção do abastecimento dos moradores. Com os dois novos reservatórios, este problema será sanado.

As equipes do Samae e da empresa Fibratec ergueram os dois tanques, de aproximadamente 14 metros de altura, na rua Rinaldo Bogo, no bairro Ilha da Figueira.

Os dois reservatórios são fabricados em polímero reforçado com fibra de vidro e têm capacidade total para 200 mil litros de água. Os equipamentos fazem parte do planejamento estratégico do Samae para reforçar a distribuição de água tratada aos moradores do bairro Boa Vista.

 

Ampliação do sistema

Dentro do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), o Samae prevê a instalação de quatro unidades como da rua Rinaldo Bogo, aumentando em 800 mil litros a capacidade de reservação.

Além da Estação de Recalque de Água Tratada (Erat) Boa Vista, serão contempladas as estações do Rio Molha, que está sendo construída no Parque Municipal de Eventos, Chico de Paulo e São Luís. A última será construída junto ao Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo, na Tifa Martins.

“Cada local terá dois tanques com cerca de 14 metros de altura. O investimento será em torno de R$ 1,1 milhão”, destaca o presidente da Autarquia Ademir Izidoro.

Izidoro destaca que a implantação dos oito reservatórios corresponde a uma ação de ampliação do sistema de distribuição de água potável em Jaraguá do Sul. “Também é uma medida de controle e redução de perdas do sistema de abastecimento de água”, completa Izidoro.

A Erat Boa Vista deve entrar em operação após a implantação das redes de reforço até o reservatório intermediário, localizado na rua Domingos Rosa, no bairro Boa Vista. Ainda de acordo com Izidoro, a ampliação do abastecimento de água contempla a implantação de novos sistemas de reservação, novas estações de recalque, adutoras, reservatórios e redes de distribuição.

Operação

Para instalação dos reservatórios, foi necessária a interdição de uma das pistas da Rua Rinaldo Bogo, na manhã desta terça-feira onde acontecia a movimentação dos guindastes. Até por volta das 12h, os dois equipamentos já estavam nos seus devidos lugares, sendo instalados depois a escada de acesso e outros acessórios.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger