Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Moção de repúdio contra censura do TSE é aprovada pelos vereadores de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/TSE

Por: Elisângela Pezzutti

21/10/2022 - 10:10 - Atualizada em: 21/10/2022 - 10:12

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, na quinta-feira (20), uma moção de repúdio contra a censura que tem sido imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a veículos de comunicação, violando a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. A proposta é de autoria de Rodrigo Livramento (Novo) e, nela, o vereador ainda presta apoio ao Jornal Gazeta do Povo, ao site Brasil Paralelo e à Rádio Jovem Pan pela censura imposta contra seus conteúdos.

O parlamentar aponta notícias como exemplos que evidenciam essa censura: “TSE manda Bolsonaro e sites apagarem que Marcola vai votar em Lula”, “TSE censura Gazeta do Povo em post sobre o apoio de Lula a Ortega”, “TSE manda excluir vídeo da Jovem Pan associando Lula ao caso Celso Daniel”, “Coligação de Lula pede ao TSE nova censura à Gazeta do Povo”, “TSE manda Brasil Paralelo retirar do ar vídeo com críticas a Lula”, são algumas delas. Outras manchetes mostram que algumas informações não puderam ser utilizadas em campanha eleitoral, como “TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de setembro”, “TSE proíbe Bolsonaro de usar discurso na ONU”, “TSE proíbe realização de lives no Alvorada”.

Para Livramento, essa interferência do TSE fere o artigo 220 da Constituição Federal no trecho que diz que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. Ele afirma que os eleitores estão sendo impedidos de obter informações sobre fatos notoriamente públicos e necessárias para escolher seus candidatos de acordo com a sua consciência e sua interpretação dos fatos.

Livramento ainda lembra que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) publicou uma nota afirmando ser “triste e assustador se constatar que ainda hoje se tente censurar a imprensa no Brasil. Mesmo que o tema jornalístico já não fosse de amplo domínio público, a censura à imprensa é flagrantemente inconstitucional e retira da população o direito de se informar livremente”.

O vereador defendeu a moção na tribuna da Casa de Leis jaraguaense e alertou para o fato de a liberdade da população brasileira estar em perigo. Rodrigo adverte que a censura é algo totalmente inaceitável para uma sociedade que pretende ser democrática, como a brasileira.

“Hoje talvez ela não nos atinja, mas se ficarmos calados – e essa Casa de Leis tem a sua responsabilidade – quem falará por nós quando chegar a nossa vez?”, indagou.

Livramento ainda ironizou dizendo que o Tribunal Superior Eleitoral se transformou no Tribunal Censor Eleitoral. “Controlam a verdade”, alertou.

A moção de repúdio foi aprovada pela unanimidade dos demais vereadores jaraguaenses e enviada ao TSE para ciência do repúdio e também aos veículos de comunicação Gazeta do Povo, Brasil Paralelo e Jovem Pan como forma de prestar apoio.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.