Mobilidade urbana e terceirização na administração pública na pauta da Avevi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/02/2018 - 12:02 - Atualizada em: 01/02/2018 - 12:37

Dois temas deverão ser amplamente debatidos pelos vereadores da região neste primeiro semestre do ano – mobilidade urbana e terceirização de atividades na administração pública. A escolha por abordar estes assuntos ocorreu durante assembleia da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), realizada nesta quarta-feira (31) na Câmara de Vereadores de Massaranduba. Seguindo o modelo de discussão que a entidade fez sobre resíduos sólidos, no segundo semestre do ano passado, e que resultou na indicação de ações positivas para os municípios, os vereadores deverão nos próximos dias iniciar uma agenda de audiências e visitas na busca de mais informações sobre os temas.

Segundo o presidente da Avevi, vereador de Guaramirim, Charles Longhi, uma comissão será formada, com um representante de cada câmara para coordenar os trabalhos juntamente com a equipe de assessores da entidade. “Formada esta comissão, vamos elaborar o plano de trabalho. As primeiras audiências serão marcadas com secretarias municipais de Infraestrutura, Deinfra, DNIT, Rumo, para verificar quais projetos estão sendo sugeridos para melhorar a mobilidade urbana na região. E com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e outros órgãos realizarmos um fórum para discutir a viabilidade de terceirização de algumas atividades na administração pública”.

Vereadores aprovam por aclamação o balanço financeiro de 2017 | Foto Divulgação/OCP

Também foi decidido nesta mesma assembleia que a Avevi vai realizar um encontro com os candidatos a deputado da região nas eleições deste ano e entregar uma pauta de reivindicações. A entidade, por meio da Escola do Legislativo, vai oferecer a partir deste mês três cursos sobre: divulgação dos trabalhos dos vereadores nas mídias sociais; elaboração de projetos de lei; e peças orçamentárias.

Também serão encaminhadas moções de algumas preocupações apontadas pelos vereadores sobre; telefonia móvel, situação das rodovias, sobre a política agrícola da banana e arroz e a questão do mosquito maruim. Foi aprovado o balanço financeiro da entidade de 2017, e os novos presidentes de Câmaras tomaram posse no conselho consultivo da Avevi.

*Com informações da assessoria de imprensa