Coordenada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e com o catarinense Esperidão Amin (PP) presente, a missão oficial do Senado Federal aos Estados Unidos busca reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos Estados Unidos, em meio ao avanço de barreiras tarifárias unilaterais que impactam setores estratégicos da economia brasileira.
Nesta segunda-feira (28), o grupo tem reunião na Residência Oficial da Embaixadora do Brasil em Washington, com a embaixadora Maria Luiza Viotti e o embaixador Roberto Azevêdo, diplomatas brasileiros. O objetivo é alinhar ações antes dos encontros com representantes americanos.
À tarde, as reuniões serão com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
O painel principal do dia — “Advancing the U.S.-Brazil Partnership: A Conversation with the Brazilian Senate” — será aberto por Neil Herrington (U.S. Chamber), pela embaixadora Maria Luiza Viotti e pelo senador Nelsinho Trad, e incluirá discussões sobre tarifas, mecanismos de defesa comercial e perspectivas legislativas dos dois países.