Ministros de Lula assumem cargo no conselho de administração da Tupy

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

26/08/2023 - 18:08 - Atualizada em: 26/08/2023 - 18:46

A metalúrgica Tupy, de Joinvílle – uma das maiores indústrias do setor na América Latina – elegeu dois ministros da governo do presidente Lula para o seu conselho administrativos, seguindo indicação da BNDES participações, acionista da companhia ligada ao governo Federal.

Os ministros são Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Carlos Lupi, da Previdência Social.

Anielle e Lupi entram no lugar dos conselheiros Carla Gaspar Primavera e Fabio Rego Ribeiro, que renunciaram aos cargos.

Em fato relevante divulgado ao mercado nesta sexta-feira (25), a Tupy informou que os indicados atendem aos critérios exigidos, apesar do histórico parco no setor industrial.

Ambos vão compor o conselho de administração até a data da primeira assembleia geral que se realizar, acrescentou a empresa.

Anielle é irmã da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, que foi assassinada a tiros em 2018. Ela é professora, jornalista e ativista social. É também a única brasileira na lista das mulheres do ano pela elaborada revista Time.

Lupi foi ministro do Trabalho e Emprego entre 2007 e 2011, renunciando ao cargo em dezembro de 2011 em meio a acusações de desvio de dinheiro público.