Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ministro Dias Toffoli é reconduzido para novo mandato de ministro substituto no TSE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

09/10/2024 - 19:10 - Atualizada em: 09/10/2024 - 19:43

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi eleito nesta quarta-feira (9) para um novo mandato de dois anos como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A eleição foi realizada na sessão plenária do STF, após a presidente da Corte Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, comunicar o término do fim do primeiro mandato de Toffoli, no último dia 4.

O ministro já presidiu o TSE entre maio de 2014 e maio de 2016. Desde outubro de 2022, é ministro substituto da Corte Eleitoral, atuando quando um dos titulares oriundos do Supremo não pode comparecer à sessão.

Como é de praxe, o ministro Dias Toffoli recebeu 10 dos 11 votos do Plenário – ele próprio votou em Flávio Dino, ministro do STF que integrará o TSE na próxima vaga de ministro substituto.

A Corte Eleitoral é composta por três ministros titulares e três substitutos indicados pelo Supremo, que cumprem mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução por igual período. O TSE também tem em sua bancada dois ministros titulares e dois substitutos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois titulares e dois substitutos oriundos da advocacia.

Após a votação, a ministra Cármen Lúcia elogiou a atuação de Toffoli como ministro substituto, relembrando sua trajetória como advogado eleitoral e sua passagem pela presidência do TSE.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).