Ministro da Cidadania anuncia apoio para construção de Centro Poliesportivo em Jaraguá do Sul

Fotos: Eduardo Montecino

Por: Áurea Arendartchuk

24/07/2019 - 19:07 - Atualizada em: 25/07/2019 - 13:54

O Ministro da Cidadania Osmar Terra, esteve nesta quarta-feira (24) em Jaraguá do Sul, quando anunciou que pretende repassar recursos para o projeto do centro poliesportivo, que já está pronto e que poderá ser construído em área atrás da Arena Jaraguá. O anúncio foi feito depois do discurso do ministro quando a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Petry o questionou sobre o apoio do Ministério para o município.

Terra, que cumpre agenda no Estado, tendo passado por Itajaí e depois foi para Joinville, veio a Jaraguá do Sul a convite do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Além de visitar o hospital São José, o ministro também participou de uma cerimônia de recepção na Arena, onde estiveram presentes o prefeito Antídio Lunelli (MDB), prefeitos da região, os deputados Chiodini, Carmen Zanotto (Cidadania)  e Vicente Caropreso (PSDB), além de secretários municipais, representantes de entidades do município e alunos envolvidos em projetos esportivos desenvolvidos pela Prefeitura.

Fizeram parte da recepção ao ministro, apresentações das atividades e programas esportivos realizados em Jaraguá do Sul pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, sendo destacado pela secretária Natália Petry que a cidade recebe grandes eventos culturais e esportivos e que no próximo ano deve sediar a 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) um dos mais importantes do Estado. Também foram apresentadas as ações e entidades de voluntariado que existem no município dentre estas a Apae, Ama, Bombeiros Voluntários e os hospital São José e Jaraguá. Houve ainda uma apresentação artística de uma casal de alunos da Apae jaraguaense.

Foto: Eduardo Montecino

Prefeito destaca índices do município

O prefeito Antídio Lunelli destacou durante a visita do ministro da Cidadania Osmar Terra os índices positivos que levam Jaraguá do Sul a ganhar destaque no Estado e no Brasil. Dentre estes o fato da cidade ter sido apontada em levantamento divulgado em 2017 como a mais segura do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Lunelli apontou que a questão da segurança e qualidade de vida no município são decorrentes da parceria entre poder público, por meio da Prefeitura, polícias civil e militar e iniciativa privada.  “Nossos índices são muitos bons, mas não significa que não precisamos de ajuda”, comentou o prefeito para o ministro.

Terra fez um comentário descontraído a respeito de Jaraguá ser a cidade mais segura do Brasil quando as majestades da Schützenfest e o mascote Wilfred foram chamadas para tirar um foto com ele e as autoridades presentes. “Agora sei porque aqui é a cidade mais segura, porque todos deve saber atirar”, brincou.

Foto: Eduardo Montecino

Maioria

O deputado Carlos Chiodini comentou sobre a proximidade com o ministro e destacou que no município o presidente Bolsonaro foi eleito com quase unanimidade dos votos, assim como em Santa Catarina, e que agora, se espera uma atenção especial do governo federal para a cidade e o estado. Chiodini também destacou que Terra foi o primeiro ministro do novo governo a visitar Jaraguá do Sul.

O ministro Terra elogiou a cidade a qual já esteve ano passado quando era ministro do Desenvolvimento Social do presidente Temer.

“Jaraguá do Sul é exemplo de doação e empreendedorismo, voluntariado e segurança”, comentou.

Entre as ações do governo federal destacadas por Terra para as áreas de cultura, esporte e lazer estão os projetos de apoio às Apaes, das áreas de música, dança e esporte e que devem ser incentivados nos municípios.

Terra também aproveitou para defender a revisão do pacto federativo, destacando que é uma das metas do presidente Bolsonaro e sua equipe.

“É preciso mudar a distribuição dos recursos que hoje em sua maioria ficam com a União (60%), o estado (23%) e os municípios só recebem 17%, quando deveriam receber a maior parte. Do jeito que está até agora, os prefeitos precisam ficar indo para Brasília para passar o “chapéu” para ver se vem algo a mais para suas cidades. Isso não é justo”, finalizou Terra.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger