Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ministério das Comunicações e UNICEF se unem pela conectividade das escolas públicas

Foto: Lúcio Bernardo Jr. | Foto: Agência Brasil

Por: Pedro Leal

11/04/2023 - 10:04 - Atualizada em: 11/04/2023 - 10:24

Promover iniciativas conjuntas para ampliar o acesso internet em escolas públicas dos municípios brasileiros mais vulneráveis. Este é o objetivo do acordo firmado entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nesta segunda-feira (10), em Brasília (DF), por meio de um memorando de entendimentos. A ação visa aumentar a inclusão digital de crianças e adolescentes.

“Uma das determinações do presidente Lula é levar inclusão digital para todo o país. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa parceria com o UNICEF é muito importante e vai ajudar o Ministério das Comunicações a alcançar esse objetivo”, explicou o ministro.

A parceria com a UNICEF apoiará no aprimoramento das iniciativas já desenvolvidas pelo Ministério das Comunicações em relação à conectividade nas escolas. O Programa Wi-Fi Brasil, a priorização da utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a área e a execução dos compromissos firmados por meio do leilão do 5G, que são geridos Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e têm R$ 3,1 bilhões destinados para o setor, são algumas das possibilidades de troca de experiências.

O acordo possibilitará também o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil para geolocalizar escolas e monitorar a qualidade do acesso à internet das escolas em tempo real, possibilitando estimar com precisão lacunas e custos de conectividade, o que contribui para o planejamento governamental na área.

“É direito de cada criança e adolescente ter acesso às tecnologias e à conectividade, pois a exclusão digital aumenta as exclusões a que meninas e meninos de comunidades vulneráveis e de difícil acesso estão expostos. A assinatura do memorando com o Ministério das Comunicações é um passo importante para avançarmos na inclusão digital”, afirma Youssouf Abdel-Jelil.

No Brasil, umas das principais estratégias do organismo internacional é o Selo Unicef, presente em mais de 2 mil municípios da Amazônia e do Semiárido. Por meio do Selo, o UNICEF vai identificar pessoas de referência na gestão pública municipal que receberão apoio e formação para acelerar a implementação das políticas de conectividade escolar.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).