O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou neste sábado (8), em seu perfil oficial no X, uma publicação do deputado republicano americano Carlos Gimenez com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na postagem, Gimenez acusa Lula de ter “destruído o Brasil” e de prejudicar as relações entre brasileiros e americanos.
A publicação ocorre em meio ao aumento das tensões entre Brasil e Argentina. No fim de julho, Milei esteve no Brasil para participar de agendas com integrantes da direita, incluindo a convenção do PL que oficializou Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência. As declarações do argentino sobre Lula contribuíram para o agravamento das relações diplomáticas entre os dois países.
Jeferson Cardozo rebate Franzner e diz que prefeito deve gratidão a Antídio Lunelli
Como consequência da crise, Brasil e Argentina reduziram o nível de suas relações diplomáticas para encarregado de negócios. O embaixador argentino no Brasil, Daniel Raimondi, também deve retornar à Argentina, com a representação diplomática ficando sob responsabilidade da ministra María Emilia Cortés.
