Cartório aguarda comparecimento de 52% dos eleitores para revisão obrigatória

Por: Elissandro Sutil

24/08/2017 - 06:08 - Atualizada em: 26/04/2018 - 14:11

Faltam pouco mais de três meses para 52% dos eleitores jaraguaenses que ainda não fizeram o cadastro biométrico regularizarem sua situação. Até o momento, em torno de 55 mil passaram pelo procedimento em Jaraguá do Sul. Em Corupá, foram 6,1 mil, de um total de 11 mil eleitores.

Conforme o chefe de Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul, Eduardo Arbigaus, mesmo com a cobertura estando acima de cidades com a mesma proporção populacional, os índices ainda são baixos. “Neste mês de agosto o movimento caiu drasticamente. Nossa meta eram 15 mil revisões nos 30 dias, mas ainda não chegamos nem nos 10 mil. Precisamos que o eleitor compareça”, enfatiza Arbigaus.

Com o atendimento podendo ser previamente agendado pelo site e o horário de funcionamento em modo plantão, das 9h às 18h, o cartório está recebendo de 500 a 600 eleitores por dia, mas tem capacidade para 800 atendimentos. O Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul fica na rua Marechal Deodoro, 1.188, no Edifício Marcatto Center.

No Estado, apesar de 34,5% do eleitorado já ter realizado a biometria, o comparecimento continua abaixo do esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. No total, 1.723.755 dos 4.995.760 eleitores já fizeram o cadastro. A revisão é obrigatória em 43 cidades.

Guaramirim se destaca entre os municípios que estão cadastrando eleitores de forma não obrigatória, com atendimentos acima da média esperada. Aproximadamente 12,94% do eleitorado passou pelo procedimento. No cartório da cidade também são recebidos cidadãos de Massaranduba e Schroeder. Nos municípios, os índices são de 2,39% e 4,43%, respectivamente.

Cartório de Jaraguá irá abrir no primeiro sábado de setembro

No dia 2 de setembro, sábado, o cartório de Jaraguá do Sul funcionará das 9h às 14h, com serviço preferencial para quem agendar com antecedência pelo site do TRE-SC. Arbigaus salienta que neste dia também haverá vagas para quem procurar o cadastramento sem horário marcado.

Já o ponto de atendimento presencial do cartório na Câmara de Vereadores de Corupá atenderá até o dia 29 de setembro. O local está abrindo de segunda à sexta, das 12h às 17h.

Para realizar o procedimento biométrico, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.