O recesso da Câmara Municipal está chegando e os vereadores estão apressando na votação dos projetos e moções. Na tarde de terça-feira (5) aprovaram na Sessão Ordinária o projeto que institui a Medalha de Condecoração Comunitária de Segurança Soldado Jackson dos Santos. Esta medalha, conforme o projeto de autoria do vereador Richard Harrison (PMDB) será anualmente outorgada pelo Poder Legislativo, no mês de outubro. “A condecoração visa valorizar e reconhecer a atuação dos integrantes da área da segurança pública”, diz o vereador Richard Harrich. A honraria poderá ser conferida aos integrantes de todas as esferas federativas (federal, estadual e municipal), contemplando os agentes de trânsitos; guardas municipais; policias civis; policiais militares; corpo de bombeiros voluntários e civis; policiais federais, incluindo os rodoviários e ferroviário. "Nossos combatentes da segurança nunca são lembrados. E muitos já morreram no cumprimento do dever. Esta medalha vai ficar nos anais da memória do nosso município. Isso é muito importante para aqueles que guardam a segurança como risco da própria vida", disse o vereador a reportagem do Jornal de Joinville.
Soldado Jackson dos Santos morreu em trabalho em 2009|Foto/Divulgação
Jackson dos Santos foi policial militar do Estado de Santa Catarina. Ele faleceu em serviço no dia 04 de outubro de 2009, enquanto se deslocava para atender uma ocorrência de fuga no Presídio Regional de Joinville. A viatura na qual estava se chocou contra um trem no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, em Joinville. Na época ele tinha 41 anos e estava de carona na viatura. Foi levado ainda com vida ao ara o Hospital São José com parada cardíaca e fratura exposta. Ele morreu no hospital. O policial ia de carona na viatura para prestar ajuda na rebelião do Presídio Regional de Joinville.
O policial morreu quando um trem bateu na viatura da polícia no momento que o automóvel atravessava em alta velocidade pelos trilhos da Avenida Getúlio Vargas, no bairro Anita Garibaldi. Jackson dos Santos, na época com 41 anos, foi levado para o Hospital São José com parada cardíaca e fratura exposta mas morreu no hospital.
Drenagem na Estrada Timbé Ainda na terça-feira (5), a Câmara aprovou em segundo turno de votação, o Projeto de Lei 234/2016, que autoriza o município a firmar um termo de cooperação com o Governo do Estado para a execução de obras de drenagem em trecho de quase 300m na Estrada Timbé, entre as ruas Tuiuti e Felipe Norte, nas proximidades do Jardim Paraíso. As obras ficam a cargo do Governo do Estado, tendo supervisão do município. Jec/Krona parabenizado Uma moção parabenizando o JEC/Krona Futsal pelo título da Liga Nacional de Futsal 2017 foi aprovada por todos os vereadores. A moção 1127/2017, de autoria de Fernando Krelling (PMDB), felicitou os atletas, comissão técnica e demais integrantes da equipe campeã nacional. Ponte entre Espinheiros e Morro do Amaral Outra moção aprovado pela Câmara, a 1057/2017, de autoria dos vereadores Pelé (PR) e Mauricio Peixer (PR), apela ao Executivo Municipal, à Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) e à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para que iniciem a elaboração de estudos e projetos de arquitetura e engenharia para a construção de uma ponte que ligue o bairro Espinheiros à localidade do Morro do Amaral, no bairro Paranaguamirim.