Matheus Cadorin, diretor dos Bombeiros Voluntários de Joinville, concorre ao cargo de deputado estadual

Matheus Cadorin, diretor executivo da Associação dos Bombeiros Voluntários de Joinville | Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

17/08/2022 - 10:08

O diretor executivo dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Matheus Cadorin, vai concorrer ao cargo de deputado estadual pelo Partido Novo.

Em visita à sede do OCP, na tarde de terça-feira (16), Cadorin falou sobre sua trajetória e suas bandeiras de campanha. Além do fortalecimento dos Bombeiros, ele defende o investimento em formações técnicas para produzir profissionais qualificados e capacitados a entrar no mercado.

Cadorin, de 41 anos, é próximo do prefeito de Joinville, Adriano Silva, que também é bombeiro voluntário, e conta que foi a convite dele que decidiu se candidatar.

 

 

“Sempre tive a intenção e imaginei que um dia isso iria acontecer, mas o Novo foi a plataforma correta para eu me sentir confortável e ter a segurança de que estaria em um partido que pensa igual a mim”.

Ele cita, entre outros valores que compartilha com o partido, o fato de o Novo não usar o fundão eleitoral para realizar campanhas.

Não depender de dinheiro público, aliás, é algo que Cadorin vem buscando para os Bombeiros Voluntários de Joinville.

Gestão premiada nos Bombeiros

Atuando há sete anos na instituição, ele tem utilizado sua experiência como empreendedor para tornar os Bombeiros autossuficientes.

Entre os principais marcos de sua gestão, está o lançamento da grife Heroyz, que utiliza a marca dos Bombeiros para comercializar peças de vestuário, canecas, squeezes de academia, relógios, óculos de sol e até motos elétricas. Tudo isso para gerar receita para a corporação.

Atualmente, 75% de todo o custeio dos Bombeiros vem de recursos próprios e de doações da comunidade. Mas o objetivo é atingir 100%, para que a corporação possa utilizar todo dinheiro público que receber para realizar investimentos.

A boa gestão, somada aos esforços de voluntários e contratados, levou a corporação a ser eleita, em dezembro de 2021, a melhor ONG de Santa Catarina, pelo prêmio Melhores ONGs.

Os Bombeiros Voluntários também ganharam selo de gestão A+ pela transparência e gestão eficiente.

Cadorin aposta em formação técnica

Formado em Relações Internacionais (Univali) e com grande experiência no mercado de aceleração de startups, Matheus Cadorin pretende incentivar a formação técnica no estado.

Ele enxerga uma lacuna na formação de programadores, uma atividade cada vez mais relevante na sociedade informatizada.

“A Acate fala em até 14 mil vagas em aberto, hoje, para programadores. De seis a nove meses, nós conseguimos formar os juniors, que já podem auxiliar na composição de algoritmos ou de linhas de código para softwares, games e tudo mais”.

Cadorin afirma que esta talvez seja uma das grandes brechas do mercado de trabalho, com falta de profissionais no mundo todo.

“Santa Catarina tem potencial para ser o grande fornecedor nacional desta mão de obra. E eu estou falando de uma mão de obra qualificada, que recebe grandes salários. E nós conseguimos levar o desenvolvimento para todo o estado, pois esse profissional não precisa ir para as grandes cidades. Ele pode trabalhar de casa para empresas e clientes de outros lugares, até da Europa”.

Formação pessoal

Além de ser formado em Relações Internacionais, Matheus Cadorin tem MBA em Gestão Empresarial. Ao logo de sua trajetória, ele acumulou passagens importantes tanto pela iniciativa privada quanto pública.

Devido à sua atividade profissional, ele viveu quatro anos na China e, também, morou na Nova Zelândia, locais em que teve a chance de observar o mundo globalizado e entender o mercado internacional.