Na sessão desta quinta-feira (07), a Câmara de Vereadores recebeu o secretário de Agricultura, Adilso Comin, e o diretor executivo do Cigamvali (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu), Fabiano Spézia, para discutir o controle do maruim e do borrachudo em Guaramirim.

De acordo com o diretor do Cigamvali, Fabiano Spézia, o controlador produzido em parceria com os municípios da região já possui resultados positivos com eficácia de até 90%.

“O consórcio vem desenvolvendo, vem aplicando pesquisa. A gente está na busca de desenvolver cada dia mais um produto melhor. Em várias propriedades estamos com 90% de eficácia no controle do maruim”, disse.

Para o vereador Matias Tomczak, autor do convite, as dúvidas em relação ao controlador foram sanadas.

“Com as visitas que estamos fazendo, visitando os agricultores, a reclamação é grande sobre o maruim, borrachudo. Fiz essa solicitação e assim conhecemos mais sobre o produto, como ele age, como ele controla e foi de grande satisfação a explicação do Fabiano”, informa.

Atualmente, o controlador bioativo do maruim está na fase final de testes.

Foto: Divulgação

Os resultados apontam eficácia entre 70% a 90% nas propriedades rurais.

O próximo passo é realizar a distribuição na área urbana, iniciando a aplicação do produto em escolas e postos de saúde.