Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Marcel van Hattem é o candidato do Novo à presidência da Câmara

Marcel van Hattem, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, é uma das figuras mais expressivas do partido Novo | Foto: Agência Câmara

Por: OCPNews Brasilia

27/01/2025 - 11:01 - Atualizada em: 27/01/2025 - 11:10

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) para a presidência da Câmara dos Deputados, em oposição ao PT e sua base governista. O lançamento da candidatura foi oficializado nesta segunda-feira (27).

A candidatura de van Hattem se compromete com as pautas da oposição na Câmara, como o impeachment de Lula, a anistia às vítimas do 8 de janeiro, a defesa das prerrogativas dos parlamentares e o combate ao abuso de autoridade.

“Não estamos confortáveis com o fato de termos apenas duas candidaturas lançadas, uma do Centrão e outra do PSOL. A oposição precisa ter uma opção, pois entendo que não podemos ficar nas mãos dos mesmos grupos que têm dominado a Câmara e o Senado há tantos anos. Não há clareza sobre quais propostas da oposição serão de fato implementas por Hugo Motta se, de fato, for eleito. E quando alguém tem apoio do PT eu tenho automaticamente o pé atrás”, declarou Marcel van Hattem (Novo-RS).

A candidatura também defende as reformas estruturais e as pautas econômicas, com o compromisso de não deixar pautar qualquer aumento de carga tributária – pelo contrário, o compromisso será com a redução de impostos para os brasileiros.

“Nosso compromisso é com o Brasil, não com barganhas políticas ou interesses de curto prazo. Queremos devolver o protagonismo ao Parlamento e garantir que as decisões tomadas aqui reflitam os anseios da população”, afirmou o deputado.

Marcel van Hattem, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, é uma das figuras mais expressivas do partido Novo. Conhecido por sua postura combativa a favor da liberdade de expressão e contra medidas que ele considera populistas ou que aumentam o custo da máquina pública, van Hattem tem a imagem consolidada como uma voz ativa no Congresso Nacional.

No Senado, o partido Novo lançou recentemente a candidatura de Eduardo Girão, senador pelo Ceará. Girão tem se destacado por sua atuação em temas como o combate à corrupção, a defesa da liberdade de expressão e a fiscalização dos gastos públicos.

Durante o anúncio de sua candidatura, o senador reforçou a necessidade de uma liderança no Senado que seja independente, comprometida com a democracia e capaz de resistir a pressões político-partidárias, pois avalia que, hoje, a Casa está em estado de “inércia” e longe dos anseios dos cidadãos brasileiros.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp