Um total de 35.521 votos para presidente foi registrado após as 17h no segundo turno das eleições de 2026, realizado no domingo (25).
A votação estava inicialmente prevista para terminar às 17h, mas foi estendida até as 19h por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida valeu para as seções eleitorais que ainda estavam abertas no momento da decisão. Urnas que já haviam sido encerradas não foram reabertas.
Os 35.521 registros foram identificados por meio dos chamados logs das urnas eletrônicas, arquivos que registram as operações realizadas pelos equipamentos e os respectivos horários. A análise considerou 497.897 seções eleitorais em todo o país.
Do total, 30.866 confirmações ocorreram em seções cujos dados já haviam sido conferidos com os boletins de urna e cuja transmissão aparecia como “totalizado”. Outras 4.655 estavam em seções que ainda aguardavam validação na base analisada.
Não é possível saber em quem esses eleitores votaram
Os registros permitem identificar o horário em que o voto foi confirmado, mas não o candidato escolhido. Portanto, os dados não permitem afirmar quantos dos 35.521 votos foram destinados a Lula ou a Flávio Bolsonaro.
Também não é possível concluir, apenas pelos registros, quantos eleitores só conseguiram votar por causa da extensão do horário. Parte deles poderia estar na fila às 17h e concluir a votação mesmo sem a decisão de prorrogação.
Diferença entre candidatos foi de 4,4 milhões
Na totalização final, Lula foi reeleito com 64.256.232 votos (51,79%), enquanto Flávio Bolsonaro recebeu 59.826.041 (48,21%).
A diferença entre os dois candidatos foi de 4.430.191 votos.