Maduro diz querer “paz e entendimento” em meio a campanha contra Guiana

Maduro segura novo mapa da Venezuela com anexação de Essequibo — Foto: Zurimar Campos/Presidência da Venezuela

Por: Pedro Leal

09/12/2023 - 12:12 - Atualizada em: 09/12/2023 - 12:31

O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou querer “paz e entendimento” ao comentar o interesse do país em incorporar o território de Essequibo, pertencente à Guiana – na última semana, Maduro mandou publicar novos mapas da Venezuela já incorporando o território e criou uma “zona de defesa especial” sob o comando do exército para o território.

As informações são da CNN e da agência Reuters.

“Guiana e ExxonMobil terão que sentar para conversar conosco, o governo da República Bolivariana da Venezuela. De alma e coração, queremos paz e entendimento. Que o mundo escute, com o Acordo de Genebra, tudo!”, escreveu Maduro em sua conta no X (antigo Twitter), neste sábado (9).

O discurso vem em meio a uma intensa mobilização das forças armadas da Venezuela rumo ao país vizinho e uma ameaça velada de “Não se metam com a Venezuela” após a queda de um helicóptero da Guiana na quarta-feira (6)

Maduro teve uma conversa com Lula por telefone na manhã deste sábado, tratando da tensão entre os dois países.

Na conversa, Lula transmitiu a preocupação do Brasil e outros países sul-americanos sobre o tema, e citou a declaração aprovada na Cúpula do Mercosul, assinada por por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.

“[Lula] recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, escreveu o governo federal. Ainda de acordo com a nota, Lula pontuou sua posição contrária a “medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).