Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luto: Morre o vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, aos 39 anos

Gabrielzinho morre aos 39 anos | Foto: Arquivo/CMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/07/2024 - 15:07 - Atualizada em: 01/07/2024 - 15:23

O vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, morreu nesta segunda-feira (1º), aos 39 anos, após 19 dias internado no Hospital da Unimed, em São José. A notícia foi confirmada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis. O parlamentar foi hospitalizado por conta de uma influenza e pneumonia nos dois pulmões e de acordo com o último boletim, divulgado no sábado (29), estava com infecção bacteriana, coma induzido e em estado grave.

Gabriel foi eleito vereador da Capital duas vezes, em 2016 e em 2020. Para o presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, Gabrielzinho sempre foi “muito participativo e muito atuante, desde o início do mandato e da atuação no Procon”.

Em nota, a Câmara de Vereadores lamentou a perda de um de seus parlamentares.

Confira a nota da CMF

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Florianópolis comunica o falecimento do vereador Gabriel Meurer (PL).

Gabrielzinho, como carinhosamente era chamado, estava em seu segundo mandato nesta Casa Legislativa. Durante sua trajetória, ocupou os cargos de 2° vice-presidente, presidente das comissões de Orçamento e de Defesa da Pessoa Com Deficiência, além de, atualmente, exercer a função de Líder de Governo.

Sempre comprometido com as causas populares, Gabrielzinho destacou-se pela defesa incansável dos direitos dos consumidores e pelo empenho em fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência. Seu trabalho e dedicação em prol da comunidade de Florianópolis são um legado inestimável que continuará a inspirar todos nós.

Sua paixão por um serviço público justo e acessível fez a diferença na vida de muitos, e seu espírito altruísta e combativo jamais será esquecido. A partida de Gabrielzinho deixa um vazio imensurável, mas sua contribuição para a política e para o município permanecerá viva em nossas memórias.

Aos familiares e amigos, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e desejamos força neste momento de dor. Que o consolo possa encontrar espaço nos corações que hoje choram essa triste perda.

Gabrielzinho era o líder do governo Topázio Neto (PSD) e estava cotado para assumir a candidatura à vice-prefeitura na chapa que vai concorrer à reeleição, em outubro. Em março, ele havia se filiado ao PL. O prefeito lamentou a passagem de Gabrielzinho. “O Gabriel vinha atuando junto com a Prefeitura para aprovar projetos que melhorem a cidade. Foi incansável na sua defesa pelo direto do consumidor, em prol da pessoa com deficiência e por melhorias na região de Santo Antônio e Sambaqui”, disse Topazio Neto.

A Prefeitura de Florianópolis também emitiu nota de pesar:

“A Prefeitura de Florianópolis lamenta profundamente a morte do vereador Gabrielzinho, ocorrida na tarde desta segunda-feira. Gabrielzinho tinha 39 anos e era símbolo de força e superação em Florianópolis. Conhecido em toda a cidade, ingressou na vida pública como estagiário no Procon Municipal, depois, foi diretor do órgão e se elegeu vereador pela primeira vez em 2016, conquistando a reeleição em 2020. 

A administração municipal deseja força aos familiares e amigos e decreta luto oficial de sete dias na cidade.”

O vereador nasceu em 14 de maio de 1985, em Florianópolis. Diagnosticado com hipocondroplasia, uma forma menos grave de nanismo, que atinge o crescimento da cartilagem e prejudica o desenvolvimento do corpo, ele costumava definir a condição como sua “primeira luta”.

Apaixonado por futebol e torcedor do Avaí, ele vivia nas ruas do bairro Sambaqui jogando bola. Antes de entrar na carreira política, Gabrielzinho era conhecido pela atuação no Procon Municipal. Formado em Direito, ele entrou no órgão estadual como estagiário e chegou a ser assessor jurídico. Também comandou o órgão em 2014.

Os familiares ainda não divulgaram informações sobre velório e enterro.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.