O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, protocolou na manhã deste domingo (7), pedido de autorização na Câmara de Vereadores para a abertura de mais dez leitos de UTI no Hospital São José. Lunelli justifica que a situação requer a ampliação urgente do número de leitos de UTI para atendimento aos pacientes com Covid-19.

"Vimos que a situação em todo o Estado de Santa Catarina e no Sul do Brasil é muito preocupante, a doença tomou proporções incontroláveis e precisamos oferecer mais espaço para o atendimento especializado à nossa população", disse ele.

Como o projeto foi enviado em regime de urgência e devido à gravidade do quadro, o presidente da Câmara de Vereadores, Onésimo José Sell, convocou uma sessão extraordinária para esta segunda-feira (8), às 11h15 para colocar em votação a proposta do Executivo.

A abertura de crédito é de R$ 1,4 milhão, pertencentes ao Fundo Municipal de Saúde, destes, R$ 961 mil serão usados para a abertura de 10 novos leitos de UTI no Hospital São José.

Além disso, o município acertou com os demais municípios da região para que atendimentos de enfermaria, não Covid, sejam feitos nos outros hospitais da região. Isso possibilitará uma melhor readequação das equipes daqui para os atendimentos de Covid.