Lunelli pede urgência no socorro aos municípios atingidos pelas enchentes

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Por: Pedro Leal

30/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 30/11/2023 - 08:29

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) defendeu na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, urgência no socorro aos municípios atingidos pelas cheias. O parlamentar citou as previsões que mostram que a região de Rio do Sul pode sofrer pela sétima vez este ano. “O poder público precisa ser ágil para garantir o auxílio que essas cidades e os catarinenses precisam. Não dá para ficar preso à burocracia durante uma emergência desse tamanho. Essas pessoas não podem mais esperar”, defendeu.

O deputado é autor de moções que preveem socorro às Prefeituras, às empresas e aos cidadãos. “Fiz diversas moções aqui, algumas inclusive chegaram ao nosso gabinete através de sugestões dos prefeitos e vereadores dessas cidades, como a isenção de IPTU aos atingidos em um programa em parceria com o Estado, a liberação de linhas de crédito especiais às empresas afetadas, e o repasse imediato de verbas para reconstrução de prédios públicos e ruas”, citou.

Lunelli, que é empresário, também defendeu a necessidade de um olhar atento ao comércio nas vésperas das compras de Natal. “A época de maior faturamento para essas empresas é uma época de grande preocupação. O poder público deve estar atento para minimizar o impacto negativo que isso traz para toda a economia”, afirmou.

O deputado estadual também anunciou que após a reconstrução dos municípios, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, presidida por ele, promoverá debates com especialistas em prevenção. “Sabemos que com o volume de chuvas como esse que estamos tendo, as cheias são inevitáveis, mas também sabemos que existem alternativas para minimizar os impactos. Temos que buscar saídas inteligentes e com respeito à natureza”.