O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli (MDB) e o vice, José Jair Franzner (MDB), receberam na tarde desta terça-feira (20), no gabinete, uma comitiva liderada pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo).

Foi a primeira visita oficial de Adriano ao município. Recentemente outras duas comitivas de Joinville vieram a Jaraguá do Sul em busca de detalhes sobre a gestão do convênio de trânsito existente aqui e sobre os serviços do Samae.

 

Conselho Pró Jaraguá

O contato com Lunelli foi uma oportunidade para trocar ideias e saber sobre as experiências e ações de sucesso do município de Jaraguá do Sul, como por exemplo, a criação do Conselho Pró-Jaraguá, composto por empresários e representantes da sociedade civil.

“A ideia da criação de um conselho como o Pró-Jaraguá é fantástica”, confessou o prefeito de Joinville, já sinalizando a possibilidade de implantar por lá esta iniciativa.

 

Gestão Administrativa

O secretário de Administração Argos José Burgardt e o prefeito Antídio Lunelli também falaram sobre o B.I (Business Inteligence), painel que atualiza diariamente os dados das secretarias, com números de cada pasta de forma detalhada e em tempo real.
Também apresentaram os processos da Central de Compras e Almoxarifado Central, que geraram economias e resultados na área administrativa. “Nós trabalhamos obedecendo todos os trâmites que devem ser seguidos pela Administração e atuamos com gestão”, salientou Lunelli.

 

Combate à Covid-19

A gestão do município em relação à pandemia também foi abordada no encontro. A equipe de Joinville quis saber sobre os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo dos meses e que fizeram de Jaraguá do Sul um dos municípios com o menor índice de mortes, entre as cidades com mais de cem mil habitantes.

 

Desburocratização e Transparência

Além dos cases de sucesso de Jaraguá do Sul, Adriano Silva quis saber sobre questões administrativas internas mais pontuais e agilidade nas tramitações mais burocráticas.

A vice-prefeita, Rejane Gambin quis saber detalhes sobre o desenvolvimento das revistas de prestação de contas do município de Jaraguá do Sul.

A chefe de Gabinete, Emanuela Wolff, explicou todo o processo e todos os cuidados que são observados a fim de garantir a maior transparência possível dos atos da Administração, de forma simples e objetiva.

“Já peguei todas as revistas da prestação de contas da Prefeitura de Jaraguá para ficar de exemplo para a minha equipe. É um ótimo trabalho”, ressaltou Adriano Silva.

 

Discussão sobre região metropolitana

No encontro também foi abordada a questão sobre a região Metropolitana Norte-Nordeste, composta por 26 municípios, entre eles, os que compõem a região de Jaraguá do Sul.

“O objetivo é dividirmos em três regiões menores”, salientou o presidente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Rodrigo Adriany.

Uma reunião vai ocorrer na sexta-feira na sede da AMUNESC para tratar melhor sobre o assunto.

 

Avaliação

A troca de ideias foi avaliada de forma positiva tanto por Lunelli, quanto pela comitiva de Joinville. A expectativa é de que novos encontros para troca de experiências ocorram.