Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lunelli assume presidência de comissão estratégica para fortalecer relações internacionais e impulsionar a economia catarinense

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

06/02/2025 - 13:02 - Atualizada em: 06/02/2025 - 13:27

 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) definiu a composição de suas comissões temáticas para o novo período legislativo. Entre os destaques, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) foi escolhido para presidir a Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do Mercosul. A nomeação reforça a importância da pauta internacional para o desenvolvimento econômico do Estado.

Com forte vocação exportadora, Santa Catarina tem nos países do Mercosul parceiros estratégicos para o crescimento dos setores industrial, agropecuário e comercial. A comissão presidida por Lunelli atuará para estreitar laços com esses mercados, buscando ampliar oportunidades para empresas catarinenses, atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a cooperação internacional.

Para Lunelli, que tem experiência como empresário nos setores têxtil, e do agronegócio, a função é uma grande oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina. “Nosso Estado tem um potencial gigantesco para crescer ainda mais no cenário internacional. Vamos trabalhar para ampliar as relações comerciais, facilitar o intercâmbio de conhecimento e tecnologia e consolidar Santa Catarina como um polo de desenvolvimento econômico”, destacou.

A Comissão das Relações Internacionais e do Mercosul terá papel essencial na formulação de políticas públicas voltadas à internacionalização da economia catarinense. Entre as prioridades estão a desburocratização de processos para exportação, a ampliação da infraestrutura logística e a promoção de missões empresariais.

Atualmente, a balança comercial entre Santa Catarina e os países do Mercosul reflete a importância desses mercados para o Estado. A região demanda dos catarinenses principalmente insumos industriais e produtos da cadeia de transformação, mas nos últimos anos o agronegócio do estado também tem ganhado espaço no Mercosul. A ampliação dessas trocas comerciais será um dos focos do trabalho da comissão presidida por Lunelli.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.