Em vídeo postado no Instagram neste domingo (26), o presidente Lula afirmou que vai se reunir com redes atacadistas e supermercados para tratar da alta nos preços dos alimentos.
As informações são da revista Veja.
“Pode ter certeza que nós vamos conseguir esse intento de baixar o preço dos alimentos, pra você comer mais e melhor”, afirmou Lula no vídeo, gravado em uma horta na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência no Distrito Federal.
No vídeo, Lula atribui a inflação à alta do dólar, à interrupção da produção causada por eventos climáticos extremos e ao crescimento da renda da população.
“Na hora que há um aumento na demanda, ou seja, na hora que o povo pode comprar mais, os vendedores aumentam os preços”, explica o presidente. “E quando os preços aumentam, a gente corre o risco de ter uma inflação”.
A inflação brasileira fechou 2024 com alta acumulada de 4,71%, estourando o teto da meta (4,5%) perseguida pelo Banco Central, com inflação mais elevada na alimentação, com alta de 7,69% no ano passado, impulsionada principalmente pelo preço da carne, do café e do óleo de soja.
Na semana passada, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a dizer que o governo estudava “intervenções” para conter os preços, mas voltou atrás depois da repercussão negativa.