Lula quer avião presidencial maior e FAB cederá Airbus A330

(Dallas - Texas, 15/05/2019) Chegada a Dallas - Texas..Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: OCP News Jaraguá do Sul

31/05/2023 - 13:05 - Atualizada em: 31/05/2023 - 13:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, decidiu trocar o avião que serve ao Palácio do Planalto. As informações são do Poder 360

A FAB deve apresentar hoje o projeto de reforma de um Airbus A330-200 para substituir o atual “Aerolula”. Segundo o Poder 360, o projeto teria sido apresentado ao presidente nesta 4ª feira durante almoço com o alto comando da Aeronáutica.

A aeronave foi comprada em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões pela taxa de câmbio atual), da companhia aérea Azul.

O A330-200 havia sido comprado para uso militar, inclusive com a previsão de ser equipado para abastecer caças em voo. Há algumas restrições na FAB em relação a ceder o novo avião.

O objetivo principal e oficial é ganhar mais autonomia nas viagens presidenciais, especialmente as intercontinentais, o que daria a Lula também maior conforto. O Ministério da Defesa elaborou o projeto, que ficará a cargo da Aeronáutica.

O “Aerolula” atual, um Airbus A319CJ, tem compartimentos para o casal presidencial (quarto e banheiro privativo, com chuveiro), mas é um avião mais apertado. No novo equipamento, o aposento com cama de casal será maior.

E haverá também uma sala mais ampla para reuniões durante a viagem, quando Lula poderá receber os convidados para conversar.

A atual aeronave presidencial tem capacidade de voo de cerca de 7.000 km. Já a substituta poderá percorrer o dobro de distância non-stop, reduzindo o número de escalas. Essas paradas costumam ser mais demoradas do que em voos comerciais. Por motivos de segurança, a checagem do jato presidencial é completa e não só para abastecer.

O futuro novo avião presidencial também poderá aumentar o número de pessoas a bordo. Os aviões comerciais desse modelo, o A330, comportam até 268 passageiros e são geralmente usados pelas companhias aéreas para voos entre continentes.

A versão do A319 usado por Lula, o VC-1, tem uma capacidade de levar até 39 passageiros em operações comerciais.

A atual aeronave presidencial foi comprada por Lula em 2005, no seu 1º mandato. Ela substituiu o então “Sucatão”, um Boeing 707, com a nomenclatura KC137, que havia sido comprado pelo ex-presidente José Sarney e usado pela Presidência de 1986 a 2005.

É considerada uma aeronave militar. O avião foi batizado de Santos Dumont, mas é conhecido por seu apelido derrogatório, “Sucatão”, pois apresentou vários problemas durante os anos em que foi usado pelo Planalto.