Lula defende ministro indiciado pela PF e diz estar feliz com atuação de Juscelino Filho

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

21/06/2024 - 17:06 - Atualizada em: 21/06/2024 - 17:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (21) que está feliz com o ministro Juscelino Filho (União) no governo. Juscelino é ministro das Comunicações e foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suposto desvio de verbas de emenda parlamentar.

As informações são do portal G1.

De acordo com Lula, Juscelino tem o direito de buscar provar a inocência, e que tem orgulho do ministro. “Para mim, todo cidadão é inocente até que se prove o contrário”, disse.

“Eu tenho muito orgulho das pessoas que convidei para trabalhar no governo, por que? Porque muitas vezes existe muito preconceito […] Sabe, eu estou feliz com [André] Fufuca (Esportes), estou feliz com Jucelino [Filho] (Comunicações) e estou feliz com a nossa Sônia Guajajara (Povos Indígenas)”.

A declaração foi dada em entrevista à rádio maranhense Mirante News FM, durante visita a São Luís (MA), enquanto falava da presença de ministros nordestinos no governo. Juscelino é do Maranhão, assim como os demais citados.

“Aí você pode me perguntar ‘ah mas tem um problema de indiciamento com o Juscelino’ […] Se o cidadão tem um pedido de indiciamento, e esse pedido de indiciamento ainda não foi concedido pela PGR e nem pela Suprema Corte, eu tenho que aguardar o processo”, seguiu.

Ele prosseguiu afirmando que conversa com ministros quando é informado de uma denúncia. “Eu chamo eles na minha sala e falo o seguinte, ‘olha, a verdade absoluta só você quem sabe. Ninguém sabe. É você e Deus, e eu quero que você me diga. Você fez, ou não fez? Se você fez, meu caro, peça licença e vá embora. Se não fez, brigue. Brigue”‘.

Esse foi o primeiro evento público em que o presidente apareceu ao lado do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após o indiciamento pela PF. Juscelino Filho foi indiciado em meio a suspeitas de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e fraude à licitação.

A Irmã do ministro e prefeita de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, Luanna Rezende, também foi indiciada por organização criminosa.

Na época da destinação das emendas, Juscelino Filho era deputado federal. O dinheiro das emendas foi enviado para a cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, onde a irmã dele, Luana Rezende, também do União Brasil, é prefeita.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).