Luciano Hang está entre os convocados para depor em CPMI das Fake News

Por: Elissandro Sutil

23/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 23/10/2019 - 16:13

O empresário dono da rede Havan Luciano Hang está entre os que deverão ser convocados para depor na CPMI das Fake News. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito foi criada pelo Congresso para apurar a produção e disseminação de notícias falsas na internet.

Além de Hang, os parlamentares aprovaram nesta quarta-feira (23) também os requerimentos de convocação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do assessor especial da Presidência da República Tércio Arnaud Tomaz.

Diferente do requerimento de convite, quando a pessoa convidada pode escolher aceitar ou não, a convocação à CPMI se trata de um instrumento político e o depoente é obrigado a comparecer e não pode mentir, sob risco de receber voz de prisão.

O requerimento de Gleisi partiu de pedido de parlamentares do PSL que fazem parte da comissão. Já Hang foi lembrado pelo deputado Rui Falcão (PT). O empresário, que foi cabo eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PSL), costuma utilizar as redes sociais para publicar mensagens de repúdio à esquerda.

Falcão também é o autor do requerimento que convoca Tércio, que atuou na campanha eleitoral de Bolsonaro. Ele fazia vídeos e publicava materiais no Twitter. No início do ano, foi nomeado assessor especial do presidente.

Mais de 60 requerimentos foram aprovados na sessão de hoje. Também deverão ser convocados o médico Drauzio Varella; o empresário e suplente de Flávio Bolsonaro, Paulo Marinho; o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins; o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten; Otávio Fakhoury, do blog bolsonarista Crítica Nacional; entre outros.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger