Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lira afirma que vai punir deputados que fazem ‘baixaria’ na Câmara

Foto: reprodução redes sociais

Por: Elisângela Pezzutti

19/04/2023 - 13:04 - Atualizada em: 19/04/2023 - 13:51

Deve ser instalado nesta quarta-feira (19), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que terá a tarefa de analisar e julgar as condutas antiéticas de deputados federais.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou em entrevista à GloboNews, que sua intenção é punir três deputados de cada lado do espectro político, ou seja, tanto bolsonaristas quanto governistas, por causa das agressões verbais frequentes entre os grupos durante reuniões de comissões com sabatinas de ministros.

Lira destaca essas “baixarias” prejudicam não apenas a imagem individual dos parlamentares, mas a da própria Câmara.

Em reuniões com líderes, o presidente da Câmara deixou claro que não vai interferir na liberdade de expressão dos parlamentares, mas que as falas desrespeitosas devem ter consequências.

O regimento interno da Câmara determina diferentes tipos de punições para condutas antiéticas, incluindo advertências por escrito e suspensões por até seis meses, sem direito a salário. Em medida mais extrema pode ocorrer, até mesmo, a cassação do mandato.

Provavelmente, um dos deputados a ser punido será Nikolas Ferreira (PL-MG), que apresenta um histórico de discursos inflamados e agressivos, além de ter sido autor de ato transfóbico em plenário no dia 8 de março.

*Com informações do Portal IG

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.