Liberdade de impostos e educação dos jovens ganham destaque na Tribuna Livre da Câmara de Joinville

A Tribuna Livre da sessão ordinária desta quarta-feira (16) recebeu representantes da Apeej (Associação de Pesquisa e Extensão em Educação) e da CDL Jovem Joinville.

A Apeej trouxe para a tribuna dados da pesquisa “Retratos de uma juventude”. A preocupação com a carga tributária paga pelos brasileiros foi o tema levantado pela CDL Jovem.

Liberdade de impostos

Presidente da CDL Jovem Artur Caminha destacou o Dia da Liberdade de Impostos, no próximo dia 24 | Foto Divulgação/CVJ

O presidente da CDL Jovem Artur Caminha destacou o Dia da Liberdade de Impostos, no próximo dia 24. De acordo com Caminha, o dia é “simbólico” e pretende conscientizar os cidadãos que são os “maiores afetados pela elevada carga tributária do Brasil”.

Para a edição de 2018 do Dia da Liberdade de Impostos, a CDL Jovem apresentou a realização de um concurso cultural para a compra de um automóvel da marca BMW com redução de impostos.

Com valor de mercado de R$ 169 mil, o veículo será vendido por R$ 118 mil com a redução de impostos. Poderá comprar o automóvel quem elaborar a melhor frase que inclua as palavras “tributo” e “corrupção”. Uma comissão julgadora indicará a frase vencedora no dia 24 de maio.

Educação dos jovens

Vice-presidente da Apeej, Guilherme Guimbala Júnior falou sobre o projeto ”Retratos de uma Juventude”, que se trata de uma aula de psicologia do desenvolvimento. Entre as preocupações de Guimbala estão os casos de gravidez precoce na juventude joinvilense, bullying e cyberbullying entre os jovens e a violência nas escolas. Problemas que, segundo Guimbala, as escolas e as famílias não estão preparados para lidar.

Relatando a falta de infraestrutura de bibliotecas escolas que visitou, Guimbala destacou que a juventude “é alienada por falta de opção”.

O representante da Apeej enfatizou que os jovens estão “pedindo socorro” e pleiteou abertura dos vereadores para discutir tais temas com a Comissão de Educação. “Precisamos de políticas públicas assertivas”, finalizou.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

*Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Joinville.