Lei que institui ‘Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem’ é sancionada em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

13/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 13/06/2023 - 14:21

A Lei municipal 9.339/2023 foi sancionada pelo prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, na manhã desta segunda-feira (12). Ela institui o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem no município. A iniciativa, de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB), ocorreu a pedido da vereadora mirim Bianca Ropelato de 13 anos de idade. Também participaram do ato de sanção, na sede da Administração Municipal, o vereador Almeida, a secretária municipal de Educação, Emanuela Wolff, Bianca e seus familiares.

A partir de agora, o mês de maio de cada ano será dedicado à conscientização da importância da reciclagem em Jaraguá do Sul. Além disso, a data passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, reforçando o compromisso local com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Durante esse período, devem ser realizados diversos eventos relacionados ao tema, com o intuito de educar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.

As escolas do município também serão encorajadas a organizar visitas aos centros de reciclagem, a fim de que os estudantes compreendam o processo de separação dos materiais que podem ser reutilizados. Bianca sugeriu a criação da lei através de indicação mirim, realizada durante sessão dos jovens parlamentares na Câmara Municipal jaraguaense.

No momento da sanção, o prefeito Jair Franzner destacou que todas as ações realizadas pelo Executivo Municipal poderão ser trabalhadas em conjunto, unindo esforços de todos os setores públicos municipais a fim de canalizar os esforços de conscientização da sociedade. “Agora, com o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem, todos os esforços já realizados pela prefeitura como ações no Samae, Fujama e Secretaria de Educação, poderão ser unificados para intensificar a conscientização na nossa cidade”, explicou.

Luís Fernando Almeida lembrou que essa é a segunda vez que uma indicação feita na Câmara Mirim vira lei em Jaraguá do Sul e que isso mostra o quanto os jovens que participam do programa estão antenados com as demandas da população jaraguaense. “Essa é a segunda vez que uma indicação dos vereadores mirins vira uma lei. E essa articulação entre os vereadores mirins e a Câmara Municipal é de extrema importância para a sociedade”, frisou.

“O Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul é referência nacional. Por meio do Programa temos a possibilidade de realizar o letramento político das nossas crianças e adolescentes e demonstrar como é importante o envolvimento de todos na política”, ressaltou a secretária Emanuela Wolff.

Notícias no celular

Whatsapp