Legislativo jaraguaense homenageia Apae pelos seus 50 anos

Foto: Divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

15/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 15/07/2023 - 09:57

Na sessão desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de aplauso à Apae da cidade pelo seu aniversário de 50 anos. A moção tem autoria de Nina Santin Camello (PP), Ademar Braz Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Rodrigo Livramento (Novo), Ronnie Leonel Lux (MDB) e Sirley Maria Schappo (Novo).

No texto da moção, eles lembram que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais jaraguaense foi fundada em 12 de julho de 1973 com atuação nas áreas assistência social, educação e saúde. Além disso, destacam que a entidade tem como compromisso ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e sociais, sendo responsável pela articulação e coordenação das ações para integração de esforços entre as políticas intersetoriais de atendimento às pessoas com deficiência.

“São 50 anos fazendo a diferença na vida de muitas famílias e usuários que passaram e que passam diariamente pela instituição recebendo acolhimento e oportunidade de convívio, que resultam no fortalecimento de laços familiares e sociais”, ressalta a vereadora Nina.

A vice-presidente da Apae, Elizabete Barbosa, usou a tribuna da Casa de Leis para agradecer a homenagem e falar um pouco sobre as atividades desempenhadas pela instituição. Segundo ela, atualmente, são 783 pessoas atendidas pela Apae em Jaraguá do Sul. Somente em 2022, foram 1.123 usuários no Programa Psicossocial, que tem como finalidade a promoção da habilitação e reabilitação social de usuários, família e seus cuidadores, bem como sua integração à vida comunitária, identificando suas necessidades e potencialidades. Ela frisa que o trabalho na entidade é um esforço constante, que exige dedicação, comprometimento e, acima de tudo, o apoio de toda a comunidade.

A vice-presidente da Apae, Elizabete Barbosa, também usou a tribuna da Câmara para falar sobre o trabalho desenvolvido pela entidade no município / Foto: Tiago Rosário

“Neste sentido, a moção de aplausos da Câmara de Vereadores é de extrema importância para nós. Ela demonstra não apenas o valor da Apae para a sociedade, mas também o respaldo e o apoio das autoridades locais ao nosso trabalho. Esse reconhecimento nos fortalece e nos incentiva a seguir em frente”, destacou Elizabete.

Notícias no celular

Whatsapp