LDO e LOA 2024: Prefeitura de Jaraguá do Sul realizará audiência pública online

Foto: Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

14/03/2023 - 16:03 - Atualizada em: 14/03/2023 - 16:33

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Administração, reforça que segue do dia 17 de março até 2 de abril deste ano a Audiência Pública Eletrônica para o planejamento e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o ano de 2024.

Pelo quarto ano consecutivo, o formato da Audiência será online, o que a torna ainda mais acessível ao munícipe. Acessando o site da prefeitura, a pessoa já encontra o banner da Audiência e, ao clicar nele, poderá conferir toda a apresentação e encaminhar suas sugestões em relação ao que considera prioridade para o Município no próximo ano.

A LDO e a LOA 2024 são precedidos de Consulta Pública à população, com o objetivo de garantir a participação do cidadão, servindo de subsídio ao planejamento.

O orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), seguindo as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com o objetivo de qualificar os serviços ofertados pelo município, dando voz e protagonismo aos cidadãos, a prefeitura adota mecanismos para conhecer e compreender as necessidades da cidade. Por meio de ferramentas que efetivam a participação da comunidade, a atual gestão está fortalecendo a escuta popular. Esse é o objetivo desta apresentação e do formulário que estará disponível entre 17 deste mês até o dia 2 de abril.

“Estamos convidando a sociedade interessada para a Consulta Pública a responder o questionário. Todo o processo está mais fácil e acessível ao cidadão”, reforça o secretário de Administração, Douglas Conceição.

De acordo com o secretário o formato online foi disponibilizado novamente tendo em vista a maior adesão por parte do munícipe em dar suas sugestões e contribuições para a administração pública. “A pessoa acessa o site e participa, não gerando deslocamento a outro ambiente, podendo ser feito quando assim puder, sem hora marcada e lugar”, pontua.

A Audiência Pública atende a Lei de Responsabilidade Fiscal, que visa assegurar a transparência mediante o incentivo à participação popular para elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.

Lei de Diretrizes Orçamentárias – A LDO é um instrumento de curto prazo da administração pública. Vale por um ano. Como o PPA (Plano Plurianual) é muito abrangente e amplo – pois as ações são previstas para quatro anos, a LDO estabelece as metas e prioridades para o próximo ano. Tem que estar em harmonia com o PPA e auxilia na elaboração da LOA.

Lei Orçamentária Anual – A LOA é o instrumento que fixa as despesas, definindo em quais ações serão investidas as receitas previstas na LDO e suas diretrizes e prioridades de modo mais concreto. Contemplando a seguridade social, investimentos e fiscal.

Por que dar sua sugestão ao Município?
Porque essas leis orientam o planejamento do município sobre o que vai ser feito no posto de saúde próximo a sua casa, as obras nas escolas, em pontes e estradas.

ESTATÍSTICA DA PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.