Lançado Prêmio Jovem Autor 2018; inscrições começam nesta sexta-feira

Por: Gabriel Junior

02/03/2018 - 06:03

Começam nesta sexta-feira (2) e vão até o próximo dia 31, as inscrições para a etapa escolar do Prêmio Jovem Autor 2018. A Escola do Legislativo de Joinville fez nesta quinta-feira o lançamento oficial do concurso de redação e desenho em cerimônia realizada no Plenarinho da Câmara. O Prêmio Jovem Autor, que é voltado a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares da cidade, chega à quarta edição neste ano.

A etapa escolar é a primeira de duas fases. Nela, os diretores devem inscrever suas escolas e os professores devem se inscrever nas categorias nas quais desejam concorrer com os trabalhos desenvolvidos por seus respectivos alunos.

Terminada a fase das inscrições, as próprias escolas vão definir os seus métodos e critérios de seleção dos trabalhos que vão para a fase municipal, que é a fase decisiva. Elas terão do dia 2 de abril a 4 de maio para isso. Cada escola poderá apresentar para a fase municipal apenas um trabalho por categoria.

Ao todo, o Prêmio Jovem Autor 2018 tem cinco categorias. Desenho é para os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do fundamental. Carta é para os alunos do quarto e quinto anos do fundamental. Poema, para o sexto e sétimo anos. Crônica, oitavo e nono anos. Já a categoria Artigo de Opinião destina-se aos alunos de quaisquer anos do ensino médio.

Terminado o prazo da fase escolar, a partir do dia 5 de maio a Escola do Legislativo de Joinville iniciará a fase municipal. Nela, será formada uma comissão julgadora, que será convocada por edital específico. O grupo será composto por profissionais de artes, design, língua portuguesa, literatura e jornalismo.

Os membros da comissão vão avaliar os trabalhos apresentados pelas escolas e professores orientadores e definir três finalistas em cada categoria. Os nomes dos finalistas serão anunciados no dia 2 de julho. Mas será apenas no dia 10 de agosto que saberemos as colocações de cada um. Neste dia haverá a cerimônia de premiação, que ocorrerá no Plenário da Câmara, em horário a definir.

Nas categorias Desenho, Carta, Poema e Crônica, os respectivos autores dos trabalhos classificados em primeiro serão premiados com um notebook de 14 polegadas. Quem ficar em segundo ganha um tablet de 10 polegadas. E o terceiro colocado recebe como prêmio um tablet de 7 polegadas. Todos os finalistas serão condecorados com a Medalha de Mérito Herondina Vieira.

Na categoria Artigo de Opinião, os prêmios são os mesmos para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, respectivamente. A diferença em relação às demais categorias é que o primeiro colocado ganha, também, uma viagem de dois dias para a cidade de São Paulo, para passeios culturais.

Os professores cujos trabalhos orientados de seus alunos sejam classificados em primeiro lugar — em quaisquer categorias — também serão premiados com uma viagem de dois dias a São Paulo. Já as escolas dos alunos e professores vencedores do prêmio recebem uma TV de 50 polegadas.

O Prêmio Jovem Autor foi iniciado pela Câmara de Vereadores de Joinville em 2015, embora tenha sido instituído pela Resolução nº 14/2013. Este concurso de redação e desenho tem como objetivo estimular a reflexão e a construção do pensamento crítico de estudantes de Joinville sobre temas relevantes para a sociedade, fomentar o hábito da leitura, da escrita e da criação artística, desenvolver a pesquisa, a criatividade e a originalidade, e revelar e valorizar talentos artísticos e literários em meio à comunidade escolar joinvilense.

Durante a cerimônia de lançamento da edição deste ano, o idealizador do concurso, o vereador Rodrigo Fachini (PMDB), afirmou que o Prêmio Jovem Autor tem demonstrado sua importância a cada edição, em especial neste momento em que as crianças já nascem em um mundo cada vez mais digitalizado. “A criança que lê e escreve agora será um cidadão mais preparado e consciente dos seus direitos e deveres no futuro”, disse Fachini.

O edital e demais documentos do Prêmio Jovem Autor 2018 estão à disposição no site da Câmara. A obtenção de mais informações e o esclarecimento de dúvidas podem ser feitos pelo telefone (47) 2101-3255, diretamente com a equipe da Escola do Legislativo, de segunda à sexta, das 13h às 19h, ou pelo e-mail escola.legislativo@cvj.sc.gov.br, a qualquer momento.

*Com informações da Câmara de Vereadores de Joinville