Krelling pede à Celesc isenção parcial da tarifa de energia aos atingidos pelas chuvas

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Por: OCP News Joinville

18/10/2023 - 18:10 - Atualizada em: 18/10/2023 - 18:49

O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) encaminhou nesta quarta-feira (18) uma indicação ao presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, sugerindo a isenção parcial de 50% da tarifa de energia elétrica do mês de outubro, das unidades consumidoras afetadas pelas enchentes.

Na prática, se o pedido for aceito pela companhia, as famílias que tiveram suas casas inundadas nas últimas semanas poderão pedir desconto para pagar apenas a metade do que seria o valor total da conta de luz referente ao mês de outubro. Para isso valer, é preciso que a Celesc acate a sugestão de Fernando Krelling.

 

 

“As chuvas e, por consequência, as enchentes que castigam os catarinenses causaram muitos prejuízos à nossa gente. Famílias tiveram suas casas completamente tomadas pelas águas, deixando nosso povo em situação de extrema vulnerabilidade”, falou o deputado Fernando Krelling.

Segundo o parlamentar, o pedido é no sentido de aliviar um pouco a situação destas pessoas. “Contamos agora com o apoio da Celesc, para aceitarem nossa sugestão”, enfatiza o deputado estadual da região de Joinville, Fernando Krelling.

No documento direcionado à Celesc, Fernando Krelling, cita que a concessão do benefício é pertinente e assegura de maneira justa e humana a proteção dos direitos básicos da população atingida pelas enchentes, que se encontram em situação de emergência, dependendo mais do que nunca, em tempos de crise, de suporte do Estado.

Até o início da semana, 149 cidade registraram ocorrências em funções das chuvas e 133 municípios decretaram situação de emergência. Os municípios de Rio do Sul e Taió foram os mais afetados e decretaram estado de calamidade pública em decorrência das inundações.