Justiça Federal obriga Bolsonaro a usar máscara em espaços públicos de Brasília

Foto Agência Brasil/Arquivo

Por: Áurea Arendartchuk

23/06/2020 - 11:06 - Atualizada em: 23/06/2020 - 11:35

A Justiça Federal determinou nesta terça-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) use máscara facial em espaços públicos no Distrito Federal, onde vigora a obrigatoriedade de utilização do acessório de proteção.

A decisão é do juiz federal Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que acolheu uma ação popular movida por um advogado. Caso Bolsonaro descumpra a medida, estará sujeito a uma multa diária de R$ 2 mil.

A ação contra o presidente foi movida pelo advogado Victor Mendonça Neiva que argumentou que “a União não tem imposto a seus mais de 70 mil servidores o uso obrigatório de máscaras faciais quando em serviço e que o Governo do Distrito Federal teria deixado de adotar medidas fiscalizatórias a respeito.”

Mendonça alegou ainda que a mesma conduta era adotada por Bolsonaro, que, segundo ele, não tem feito uso do equipamento de proteção em atos públicos.

A Justiça Federal também determinou que a União obrigue servidores a usarem máscaras de proteção durante o expediente, sob pena de multa diária de R$ 20 mil no caso de descumprimento.

Apesar de o dispositivo facial ser obrigatório em espaços públicos no Distrito Federal desde o fim de abril, Bolsonaro já apareceu sem proteção em diversas ocasiões, incluindo manifestações pró-governo.

Até agora apenas três pessoas, dentre elas o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, foram sido autuadas pela infração.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul