Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Justiça dá 20 dias para governo explicar gastos com viagens de Janja

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

19/05/2025 - 18:05 - Atualizada em: 19/05/2025 - 18:40

A Justiça Federal estabeleceu um prazo de 20 dias para que o governo federal esclareça informações sobre gastos públicos relacionados às viagens internacionais da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (19) pela 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal.

As informações são da CNN.

A ação aponta uma suposta ilegalidade no custeio das viagens da primeira-dama ao exterior, que teriam sido financiadas total ou parcialmente pelo Tesouro Nacional. Os autores do processo — o vereador de Curitiba Guilherme Kuhl (Novo-PR) e o advogado Jeffrey Chiquini — pedem a suspensão imediata de pagamentos, diárias, passagens e quaisquer outras despesas relacionadas às viagens internacionais de Janja.

Janja sobre “climão” na China: “Não há protocolo que me faça calar”

Eles também solicitam a declaração de ilegalidade das viagens realizadas para Nova York, Roma, Paris e Rússia.

A Justiça negou pedido de liminar que buscava suspender os repasses e determinar o envio imediato dos documentos referentes às viagens.

A decisão, assinada pelo juiz Leonardo Tavares Saraiva, afirma que não há elementos suficientes para justificar uma medida urgente e ressaltou que os atos administrativos questionados têm presunção de legalidade.

Apesar da negativa à liminar, o juiz determinou a citação da União e da primeira-dama para que apresentem defesa. O Ministério Público também foi intimado a acompanhar o caso.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).